metropoles.com

MBL diz que áudios de Mamãe Falei “não invalidam” ida à Ucrânia

Em nota, o movimento pediu desculpas pelo discurso do deputado Arthur do Val e disse que continuará atuando em prol da terceira via

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Arthur do Val mamãe falei durante encontro com apoiadores
1 de 1 Arthur do Val mamãe falei durante encontro com apoiadores - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Movimento Brasil Livre (MBL) se manifestou publicamente, na tarde deste sábado (5/3), sobre as falas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), integrante do movimento, sobre as mulheres ucranianas. Em viagem ao exterior, o parlamentar enviou áudios nos quais disse que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

Desde que os áudios foram divulgados na coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o MBL ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre a conduta sexista de seu integrante. Mamãe Falei, como é conhecido o deputado, e o coordenador do grupo, Renan Santos, alegam que foram ao país, devastado pela guerra, para ajudar os ucranianos.

Em uma publicação no Twitter, o MBL diz que repudia o teor dos áudios, mas que as falas do deputado não podem “invalidar o objetivo da viagem” à Ucrânia para ajudar os refugiados com cerca de R$ 250 mil arrecadados pelo próprio movimento.

O movimento pede desculpas, mas adverte aos “aproveitadores, lulistas e bolsonaristas”, que viram nos áudios “uma oportunidade para atacá-los”, que não pararão de trabalhar “em prol da terceira via”.

Veja a íntegra da nota:

Nas redes sociais, o caso mobilizou vários políticos de vários espectros políticos. Alguns pediram a cassação do mandato do deputado.

Entenda

Na Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa, o deputado estadual paulista Arthur do Val enviou áudios a colegas do Movimento Brasil Livre com uma série de comentários machistas sobre as refugiadas ucranianas.

Nas mensagens, o parlamentar afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”. Ele diz também que a fila de baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o deputado, que até então era pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano e contava com apoio do ex-juiz Sergio Moro. Ele desistiu de concorrer após a repercussão do caso.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila, sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, diz o deputado estadual em outro áudio.

Em outro trecho das mensagens, Mamãe Falei baixa ainda mais o nível e diz ter encontrado garota que, “se ela cagar, você limpa o cu dela com a língua”.

“Mano, estou mal. Passei agora, quatro barreiras alfandegárias, duas casinhas pra cada país. Eu contei, são 12 policiais deusas. Que você casa e faz tudo que ela quiser. Eu estou mal, cara, não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que, você, se ela cagar, limpa o cu dela com a língua. Inacreditável. Assim que essa guerra passar, eu vou voltar para cá”, diz o deputado estadual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?