Mauro Vieira sobre o Irã: “Brasil condena qualquer ato de violência”
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, condenou o ataque do Irã contra Israel, no último sábado (13/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta segunda-feira (15/4) que o Brasil condena “qualquer ato de violência”, em referência à ofensiva do Irã contra Israel no último sábado (13/4).
Em nota divulgada após a escalada do conflito, o Itamaraty disse acompanhar o caso com “grave preocupação”, mas não condenou diretamente o ataque. “O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, diz a nota.
Questionado sobre o tema durante conversa com a imprensa no Itamaraty, Vieira respondeu: “O Brasil condena, sempre, qualquer ato de violência e conclama, sempre, o entendimento entre as partes”.
A postura do Itamaraty foi criticada por entidades judaicas. Em entrevista à CNN, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou ter ficado “desapontado” com o comunicado divulgado.
“Eu procurei, mas não achei um tipo de condenação, infelizmente. Fiquei muito desapontado. Acho que quando há este tipo de ataque, e o Brasil aceita isso, ou pelo menos não condena, como disse, fiquei muito desapontado que isso não aconteceu”, frisou o diplomata.