metropoles.com

Mauro Cid e o pai prestam depoimento à PF sobre nova joia de Bolsonaro

A PF apura se a joia cravejada de pedras preciosas foi dada a Bolsonaro por autoridades do Oriente Médio e negociada de forma irregular

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Delação PF Tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro
1 de 1 Delação PF Tenente-coronel do Exército Brasileiro, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, e o pai dele, o general da reserva Mauro Lourena Cid, prestam novo depoimento à Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (18/6), às 15h. Embora as oitivas ocorram no mesmo horário, pai e filho falarão com os investigadores em locais e cidades diferentes.

Mauro Cid vai até a sede da PF em Brasília. Já o pai dele será ouvido no Serviço de Inteligência da PF do Rio de Janeiro, onde o general mora.

Os dois serão questionados pela PF sobre a negociação de uma nova joia por emissários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A descoberta foi feita durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado pela corporação no exterior, em conjunto com o FBI. Suspeita-se que o item também tenha sido um presente recebido por Bolsonaro durante o mandato como presidente da República, do qual ele teria se apropriado ilegalmente.

O diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, afirmou em 11 de junho que “houve o encontro de um novo bem vendido ou tentado ser vendido no exterior”, o que, para a corporação, robustece as investigações em andamento que devem ser finalizadas em julho.

A PF apura se a joia cravejada de pedras preciosas foi dada ao então presidente Jair Bolsonaro por autoridades do Oriente Médio.

Mandados de intimação

Os mandados de intimação para pai e filho foram enviados pela PF em 12 de junho e ressaltam que eles foram convocados para depor no inquérito que apura o caso das joias sauditas comercializadas por Bolsonaro.

“Em cumprimento à determinação de Fabio Alvarez Shor, delegado de Polícia Federal, no uso da atribuição a que lhe é conferida pelo art. 6º do Código de Processo Penal, determina ao policial federal a quem este couber que intime Mauro Cesar Barbosa Cid a fim de prestar esclarecimentos no interesse do caso supra indicado, devendo apresentar documento de identificação com foto”, diz o texto da intimação de Mauro Cid.

Mauro Cid, segundo interlocutores disseram à coluna de Igor Gadelha, deve repetir à PF o que já tem dito nos bastidores a aliados: que não tem conhecimento de uma suposta nova joia negociada de forma ilegal por emissários de Bolsonaro nos Estados Unidos.

 Lucas 12:2

Em agosto do ano passado, a PF fez operação que atingiu nomes próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão relacionados a um esquema de venda de bens entregues por autoridades estrangeiras ao ex-presidente.

Os investigadores da Polícia Federal deram o nome à operação de Lucas 12:2. O título faz referência ao seguinte trecho bíblico: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”. Nessa etapa, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra o pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o advogado da família do ex-presidente e um assessor de Bolsonaro.

Frederick Wassef, por sua vez, advogado da família Bolsonaro, entrou em ação após o caso do desvio de um kit contendo um relógio da marca Rolex. Ele chegou a ir aos Estados Unidos recuperar o item, que foi entregue a Cid. Já o tenente do Exército Osmar Crivelatti, assessor de Bolsonaro, teria atuado tanto nas negociações dos conjuntos quanto na tentativa de recuperar os itens.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?