Mato Grosso: 84 doses de vacina AstraZeneca são aspiradas e furtadas
Os imunizantes foram aspirados dos frascos enquanto a equipe do PSF estava vacinando a população
atualizado
Compartilhar notícia
Um Programa de Saúde Familiar (PSF) teve 84 doses de vacina AstraZeneca furtadas em Lucas do Rio Verde, município de Mato Grosso. A Polícia Civil da cidade investiga a denúncia, que foi feita na noite de terça-feira (22/6).
A gestão do PSF descobriu que os imunizantes foram aspirados dos frascos, deixados vazios para trás. Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, registrou Boletim de Ocorrência e destacou que a vacina tem duração de 6 horas após o lacre do frasco ser rompido.
De acordo com o portal RDNews, a denúncia afirma que descobriram o caso no fim do dia de vacinação dessa terça, quando contavam o estoque. A secretária se encaminhou para a delegacia assim que foi comunicada sobre a situação.
Além de ter vacinado 120 pessoas com comorbidades no dia da denúncia, o PSF também tinha mais 120 cidadãos, do mesmo grupo de prioridade, agendados para receber vacina hoje (23/6).
O BO afirma que as doses foram levadas na segunda-feira (21/6), assim que o dia acabou. No momento, uma equipe estava vacinando e, uma vez que o líquido foi aspirado, ninguém percebeu que estavam furtando o imunizante.
“No momento em que as doses foram entregues, elas estavam num invólucro lacrado. E isso foi conferido e confirmado pela pessoa que recebeu ali no PSF Rio Verde. Então, a gente sabe que elas saíram da Vigilância e chegaram no PSF lacradas. Elas foram colocadas em uma sala trancada”, relata Fernanda Ventura.
Ao verificar o estoque, no fim da tarde, a equipe do local percebeu que havia 17 frascos vazios. A denúncia declara que não foram encontradas janelas ou portas arrombadas no PSF.
A secretária de Saúde pediu que a população denuncie e compartilhe qualquer informação sobre o caso com a polícia ou com a prefeitura da cidade. “Nós também vamos investigar dentro da prefeitura porque é um órgão público, é um prédio público. Então, nós temos as escalas dos profissionais, de todo mundo que entrou, que saiu. Vamos investigar”, afirmou ela.
Uma sindicância interna será instaurada para apuração do caso. O Ministério Público foi informado sobre a situação.
A gestão do PSF garantiu, em nota, que a vacinação será mantida e que solicitará ao governo acesso a doses da reserva técnica, a fim de “reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas”.
A prefeitura da cidade divulgou a seguinte nota sobre o caso:
“A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esclarece que registrou Boletim de Ocorrência, nesta terça (22), após constatar a ausência de 84 doses da vacina contra a Covid-19 da marca AstraZeneca. Os imunizantes estavam em um PSF, onde seriam utilizados para vacinação por agendamentos.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que todas as doses de imunizantes recebidas semanalmente ficam centralizadas na Vigilância em Saúde, de onde são redistribuídas aos PSFs à medida em que os agendamentos são realizados.
A unidade básica de saúde em questão foi abastecida com 210 doses, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira. Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. No final da tarde, ao conferir o estoque, trabalho que é feito diariamente, e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.
Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.
A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.
A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.
Reiteirando o compromisso em manter a transparência com a sociedade luverdense, a Prefeitura salienta que, de acordo com o painel de distribuição de vacinas do Governo do Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios, Lucas do Rio Verde é o quinto colocado com maior índice de aplicação de vacinas, sendo 78% dos imunizantes já aplicados em primeira e segunda dose. As demais doses ainda em reserva são destinadas à segunda dose ou aguardam agendamento por pré-cadastro.
No portal exclusivo para Coronavírus, no site da Prefeitura, em “Transparência”, é possível acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinadas.”