metropoles.com

Marinha mantém sigilo de 5 anos para dados sobre armas perdidas

Instituição militar entende que divulgar quantidade de armas furtadas, roubadas e perdidas compromete inteligência e investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marinha do Brasil
Foto colorida de soldados dos Fuzieleiros Navais e tanque da Marinha - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de soldados dos Fuzieleiros Navais e tanque da Marinha - Metrópoles - Foto: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil mantém em sigilo os dados sobre armas perdidas, furtadas e roubadas da instituição. Esse tipo de informação foi classificada como reservada, o que significa que só pode ser revelada após cinco anos.

Três tipos de restrição podem ser aplicados por órgãos governamentais nesses casos: reservado, secreto, ultrassecreto. No caso de reservado, o prazo final é de cinco anos. Enquanto a Aeronáutica disponibilizou dados integrais dos armamentos extraviados, solicitados pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação, a Marinha enviou apenas informações até o mês de maio de 2019.

Na resposta oficial enviada para a reportagem, a Marinha esclarece que “encontra-se impossibilitada de atender ao pedido formulado” e anexa 14 termos de classificação de informação do órgão, que são documentos determinando o sigilo de determinados dados.

Os termos colocando sigilo na informação são de diferentes datas e unidades da Marinha, variando de maio de 2019 a abril de 2024.

Omissão de justificativa

Nos termos, as justificativas para o sigilo foram omitidas com tarjas, mas ainda assim foi possível ler algumas delas.

Em geral, a Marinha justifica que informar sobre as armas desaparecidas da instituição “compromete atividades de inteligência, de investigação ou de fiscalização em andamento, relacionadas com prevenção ou repressão de infrações”.

Entre 2013 e maio de 2019, dados com mais de cinco anos, a Marinha teve 59 armas roubadas, furtadas ou perdidas. Dessas, apenas 10 foram recuperadas. Entre os 49 armamentos que continuam desaparecidos estão 17 pistolas, 12 fuzis, 12 revólveres, carabinas, espingardas e submetralhadoras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?