metropoles.com

Marinha ganha autorização do TRF-5 para afundar porta-aviões São Paulo

Porta-aviões vaga pelo oceano após ser impedido de atracar no Brasil e no exterior. Atualmente, a embarcação está próxima ao Porto de Suape

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marinha do Brasil/Divulgação
Foto colorida do porta-aviões São Paulo liderando um comboio de navios - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do porta-aviões São Paulo liderando um comboio de navios - Metrópoles - Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) autorizou nesta sexta-feira (3/2) que a Marinha do Brasil afunde o porta-aviões São Paulo. O TRF-5 negou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que a Marinha não colocasse ao navio a pique.

Nessa quarta-feira (1º/2), a Marinha alegou que “não é possível adotar outra conduta que não o alijamento do casco”. O porta-aviões vaga pelo oceano após ser impedido de atracar no Brasil e no exterior. Atualmente, a embarcação está próxima ao Porto de Suape, em Pernambuco.

“Conceder a medida postulada pelo MPF provavelmente resultaria em inutilidade, dada a iminência de afundamento espontâneo do casco, o que em nada favoreceria o meio-ambiente e ainda poderia proporcionar riscos à vida e à incolumidade da tripulação envolvida na operação de reboque atualmente em curso”, afirma o desembargador federal Leonardo Resende Martins .

Para tomar a decisão, o desembargador do TRF-5 considerou a alegação da Marinha de que afundar o navio aposentado é algo “inevitável”, devido ao elevado nível de deterioração do casco.

Ao contrário da Marinha, o MPF afirmou que um estudo técnico ajudaria a evitar um possível “dano irreparável ao meio ambiente marinho, à saúde pública da população e consequências sanitárias irreversíveis”.

As antigas proprietárias do porta-aviões, MSK Maritime Services & Trading e a SÖK, repudiam a nota do governo federal.

Para elas, o comunicado está “longe de esclarecer a realidade dos fatos, encobre o desperdício de dinheiro público do contribuinte brasileiro, literalmente jogado por água abaixo e a inércia das autoridades”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?