metropoles.com

Marinha do Brasil comanda força contra piratas no Mar Vermelho

Marinha do Brasil assume a chefia das ações em plena escalada de ataques de Estados Unidos e Reino Unido contra o grupo Houthis do Iêmen

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Marinha Brasileira
Imagem colorida de duas embarcações da Marinha em alto-mar - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de duas embarcações da Marinha em alto-mar - Metrópoles - Foto: Divulgação/Marinha Brasileira

A Marinha do Brasil comanda a Combined Task Force (CTF) 151 — força-tarefa internacional de combate à pirataria marítima — em operações de combate à pirataria no mar Vermelho, que inclui o Golfo de Áden, a Bacia da Somália e o Mar da Arábia.

O início do trabalho se deu no dia 23 de janeiro. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo Metrópoles.

O Brasil assume a chefia das ações em plena escalada de ataques de países do Ocidente (Estados Unidos e Reino Unido) contra o grupo rebelde Houthis do Iêmen, autores de diversos saques a navios mercantes. As operações ocorreram por vias aéreas, marítimas e submarinas.

Além do Brasil, integram o grupo: Bahrein, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Filipinas, Japão, Jordânia, Kuwait, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Singapura, Tailândia, Turquia. O comando na força-tarefa internacional pode variar de três a seis meses.

Terceira vez da Marinha do Brasil

O responsável por comandar o grupo nesse período é o contra-almirante brasileiro Antonio Braz de Souza.

“Ao aceitar o convite para liderar esta força mais uma vez, a Marinha do Brasil, primeiro país sul-americano a desempenhar papel de destaque nesta coalizão marítima multinacional, reafirma sua dedicação à comunidade marítima e, particularmente, às Combined Maritime Forces. Esse compromisso visa intensificar a segurança e estabilidade global, contribuindo para o bem-estar coletivo”, afirmou o contra-almirante, durante a cerimônia de assunção, no Bahrein.

Essa é a terceira vez que a Marinha do Brasil comanda a CTF 151. A atuação da força-tarefa contra ações criminosas e terroristas cobre uma área de aproximadamente 3,2 milhões de milhas quadradas de águas internacionais, cerca de 8 milhões de km².

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?