metropoles.com

Marinha alerta para ciclone no país; estados estão em alerta

Fenômeno natural pode gerar ventanias de até 100km por hora. Minas Gerais e Espírito Santo têm risco de tempestades e deslizamentos de terra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Espírito Santo/Divulgação
Chuvas Espirito Santo
1 de 1 Chuvas Espirito Santo - Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação

A Marinha do Brasil emitiu uma alerta para a formação de um ciclone subtropical, nesta quinta-feira (23/01/2020). O fenômeno natural tem origem em alto mar e pode gerar ventanias de até 100 quilômetros por hora.

Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), o fenômeno climático deve afetar o litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e chegar até o litoral sul do país. Ondas podem chegar a cinco metros de altura.

O ciclone foi batizado de tempestade subtropical “Kurumim”, que em Tupi-Guarani significa “menino”.

A Marinha alerta os pescadores que usam embarcações de pequeno e médio porte para que não se arrisquem no mar. A orientação é que se evite pescar ou realizar qualquer prática em alto mar durante o período de formação e passagem do ciclone.

O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-As), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu um alerta de tempestade para esta quinta-feira. O alerta laranja é válido até às 23h e prevê chuvas intensas que alcançam 100 milímetros por dia.

Decreto de emergência
A preocupação é com estados como Minas Gerais e Espírito Santo (foto em destaque) que, desde a última semana, são duramente afetados por fortes chuvas. As cidades do sul capixaba têm mais de 2,2 mil desabrigados. Sete pessoas morreram.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil decretou situação de emergência em Belo Horizonte, em decorrência de tempestades. O município de Contagem, na região metropolitana da capital mineira, também recebeu alerta em decorrência das inundações. Todo o estado tem alerta para alagamentos e deslizamentos.

O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira. O documento é assinado pela secretária nacional de Proteção e Defesa Civil, Karine da Silva Lopes.

Nesta quarta-feira (22/01/2020), o governo federal decretou situação de calamidade pública em quatro municípios do sul do Espírito Santo. Os problemas relacionados às fortes chuvas levaram o Ministério do Desenvolvimento Regional a tomar a atitude.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?