metropoles.com

Marina Silva sobre PL do Aborto: “Atitude desrespeitosa e desumana”

Ministra do Meio Ambiente opinou sobre texto que equipara aborto ao homicídio. Mais cedo, Janja se manifestou sobre o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da ministra Marina Silva discursando em microfone - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da ministra Marina Silva discursando em microfone - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chamou o Projeto de Lei (PL) nº 1.904/24, que equipara o aborto ao crime de homicídio, de “atitude altamente desrespeitosa e desumana”.

“É um tema complexo e delicado na sociedade brasileira. Eu, pessoalmente, sou contra o aborto, mas eu acho que é uma atitude altamente desrespeitosa e desumana com as mulheres achar que o estuprador deve ter pena menor do que a mulher estuprada e que não teve condição de ter acesso dentro do tempo para fazer uso da lei que lhe assegura o direito ao aborto legal”, afirmou Marina, na saída do Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (14/6).

Veja:

Mais cedo, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, também se manifestou sobre o assunto. “Os propositores do PL parecem desconhecer as batalhas que mulheres, meninas e suas famílias enfrentam para exercer seu direito ao aborto legal e seguro no Brasil”, escreveu no X (antigo Twitter).

“Isso ataca a dignidade das mulheres e meninas, garantida pela Constituição Cidadã. É um absurdo e retrocede em nossos direitos”, comentou Janja.

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, chamou o projeto de “materialização jurídica do ódio que parte da sociedade sente em relação às mulheres”.

A ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, também se posicionou contra o texto. Para ela, o PL “representa retrocesso e desprezo pela vida das mulheres. Esse não é o Brasil que queremos”.

Pantanal

Marina Silva anunciou nesta sexta a criação de uma sala de situação para acompanhar incêndios e a seca acometendo o bioma do Pantanal. “Estamos vivendo já uma estiagem severa em toda a bacia do Paraguai”, alertou.

“É uma sala permanente, mas com uma dinâmica. Estamos com cheia no Rio Grande do Sul, mas logo teremos seca”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?