metropoles.com

Marina diz que vai apresentar plano de adaptação à mudança no clima

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um discurso em rede nacional em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fala com a imprensa após evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2
1 de 1 Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fala com a imprensa após evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 2 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (4/6) que o governo federal está prestes a concluir a atualização do Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática.

A fala de Marina Silva foi em pronunciamento de cadeia de rádio e TV para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5/6). A ministra disse que o plano para resposta à mudança climática será focado nos municípios e áreas de risco.

“O plano vai estruturar a capacidade do governo para lidar com o pré-desastre, fortalecendo ações de análise de risco, prevenção e preparação”, disse a ministra.

O plano foi anunciado por Marina ainda na posse dela e lembrado em outros momentos como nos deslizamentos em Manaus e nas chuvas no Rio Grande do Sul em 2023.

Marina Silva usou as inundações no Rio Grande do Sul como exemplo das consequências da mudança climática e como um argumento para chamar a atenção para o problema. Ela disse que estes eventos extremos atingem principalmente as pessoas mais pobres.

“No Brasil, a intensificação de deslizamentos, inundações, secas, processos de desertificação anunciam dias difíceis, sobretudo para as famílias mais vulneráveis”, afirmou.

Vidas

A preservação do meio ambiente foi colocada por Marina Silva como um meio de “salvar vidas”. “Infelizmente, ainda há quem duvide da relação entre a ação do homem e a reação da natureza.”

Marina Silva disse também que o assunto tem sido tratado de forma transversal dentro do governo e que a questão ambiental é central para o desenvolvimento social e o crescimento econômico. “Será, também, de incentivo ao crescimento da bioeconomia, gerando empregos e renda e prosperidade, respeitando os povos indígenas e as comunidades tradicionais.”

O trabalho do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) no combate ao desmatamento foi defendido pela ministra, que ressaltou os resultados de queda na Amazônia e na Mata Atlântica. Atualmente, o Cerrado é um desafio, bioma onde a perda de vegetação não tem os mesmos resultados positivos.

Sobre a COP30, a ser realizada em Belém no próximo ano, Marina Silva disse que o Brasil está unido para “construir um futuro ecologicamente sustentável”. Apesar da união vista pela ministra, projetos de lei que reduzem a proteção ambiental têm avançado no Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?