metropoles.com

Marina celebra queda de 42,5% no desmatamento da Amazônia em 2023

Ministra Marina comentou redução no índice compilado nos últimos sete meses durante discurso em Belém, no evento Diálogos Amazônicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto colorida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) - Metrópole
1 de 1 Foto colorida da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) - Metrópole - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, comentou, nesta sexta-feira (4/8), a redução do desmatamento na Amazônia em 42,5%, entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em participação na reunião do Conselhão durante o evento Diálogos da Amazônia, em Belém (PA), que antecede a Cúpula da Amazônia, a titular da pasta celebrou a “vitória contra aqueles que querem destruir” o bioma.

“Quero dar a notícia. Nesses sete primeiros meses de governo Lula, pegamos o desmatamento em crescimento acelerado e, após um trabalho do Ibama, do ICMBio e de outros setores do governo, conseguimos reduzir desmatamento em 42%. Isso é uma vitória contra aqueles que queriam destruir a Amazônia”, afirmou.

Marina reafirmou o compromisso do presidente Lula em reduzir o desmatamento a zero. “Queremos tirar o ilegal e botar o legal, para que a gente possa, aqui na nossa região, mostrar que a Amazônia não é problema, é grande parte da solução, não só para o Brasil, mas para o mundo”, destacou.

O Diálogos Amazônicos ocorre a partir desta sexta, dias antes do encontro de chefes de Estado dos oito países que abrigam a floresta tropical. Durante o evento, ministros, lideranças regionais, ambientalistas e membros da sociedade civil apontarão sugestões para os desafios da proteção à floresta.

Os documentos resultantes dos diálogos serão entregues aos presidentes dos países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Os chefes de Estado definirão prioridades a serem levadas a outros fóruns, como a Assembleia Geral da ONU e a COP-28.

Desmatamento na Amazônia

A redução de 42,5% dos alertas na Amazônia desde janeiro ocorreu após alta de 54,1% de agosto a dezembro de 2022, no governo anterior.

Tradicionalmente, as taxas de desmatamento na Amazônia são menores no início do ano e sobem a partir de maio, atingindo o pico em julho e agosto.

3 imagens
Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Imagem aérea da Floresta Amazônica
1 de 3

Amazônia

Getty Images
2 de 3

Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
3 de 3

Imagem aérea da Floresta Amazônica

Getty Images

Segundo dados do Deter do Inpe, divulgados nessa quinta-feira (3/8), houve redução de 66% no desmatamento da Amazônia em julho. É a maior queda registrada nesse período nos últimos quatro anos.

A derrubada no Cerrado, no entanto, disparou, com aumento de 26% no período. A destruição se concentra no chamado “Matopiba”, que são os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Amazonas nesta sexta-feira (4/8) e terá uma série de agendas voltadas para a pauta ambiental nos estados que abrigam a floresta tropical.

Entre a próxima segunda (7/8) e quarta-feira (9/8), o mandatário brasileiro recebe líderes de todos os países amazônicos para a Cúpula da Amazônia, em Belém, capital do Pará.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?