metropoles.com

Marielle: STF julga decisão de Moraes que mandou prender suspeitos

O referendo da decisão de Moraes ocorrerá em sessão virtual da 1ª Turma, a ser realizada nesta segunda-feira (25/3), das 0h às 23h59

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES
Ministro Alexandre de Moraes. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
1 de 1 Ministro Alexandre de Moraes. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

A decisão do ministro Alexandre de Moraes que expediu ordens de prisão preventiva contra suspeitos de mandar matar Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes passará por referendo na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram presos pela Polícia Federal, após determinação do ministro, o deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ); o irmão dele, Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio; e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa.

O referendo da decisão ocorrerá em sessão virtual, a ser realizada nesta segunda-feira (25/3), de 0h às 23h59. Os ministros da Turma vão dizer se a decisão se a mantém válida ou não.

Os três presos passaram por audiências de custódia conduzidas pelo magistrado instrutor do gabinete do ministro, desembargador Airton Vieira, na manhã deste domingo (24/3), na Superintendência da Polícia Federal no Rio.

As prisões foram mantidas, e os suspeitos serão transferidos à Penitenciária Federal de Brasília, unidade prisional onde está preso o líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Além das três prisões preventivas, foram determinadas outras diligências: busca e apreensão domiciliar e pessoal; bloqueio de bens; afastamento das funções públicas; e outras cautelares diversas da prisão (tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, entrega de passaporte, suspensão de porte de armas), além de apresentação perante o juízo da execução no Rio de Janeiro.

Alexandre de Moraes também determinou o levantamento do sigilo da decisão, do parecer da PGR e do relatório final da PF, que serão disponibilizados pelo STF após serem digitalizados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?