metropoles.com

Margareth Menezes: decreto da Lei Rouanet vai descentralizar recursos

Na semana passada, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, comentou sobre a edição de um novo decreto voltado à Lei Rouanet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
foto-cultura-margareth-menezes
1 de 1 foto-cultura-margareth-menezes - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou nesta quarta-feira (8/2) que um novo decreto sobre a Lei Rouanet vai trazer ferramentas para descentralizar os recursos captados pela lei de incentivo. Na semana passada, a chefe da pasta havia comentado, sem revelar detalhes, a edição de uma nova norma.

“Sobre a Lei Rouanet, temos projetos chegando, e vamos dar continuação com o novo decreto que vai chegar. Em breve, vamos dar várias notícias boas, porque estamos arrumando o Ministério”, disse Margareth antes da apresentação no Festival de Verão de Salvador.

Em café da manhã com jornalistas, nesta quarta, a ministra da Cultura esclareceu que o decreto vai “reposicionar” o mecanismo de acordo com o que está previsto na lei. O governo de Jair Bolsonaro (PL) promoveu diversas alterações na ferramenta de incentivo. Entre as principais mudanças, está a diminuição do teto do cachê de artistas de R$ 45 mil para R$ 3 mil, uma redução de 93%.

O Ministério da Cultura foi recriado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ser reduzido a uma secretaria sob comando de Bolsonaro.

“Minha grande missão é a reconstrução do MinC e das políticas públicas do setor cultural que foram destruídas, com democratização e diversificação do acesso à cultura, valorização dos trabalhadores e incentivo à formação”, disse a chefe do novo Ministério da Cultura.

“Estamos trabalhando para que a cultura volte a ser um grande motor de desenvolvimento social, humano e econômico. Estamos recolocando a estrurua de pé, com a instalação das secretarias, do quadro funcional e da capacidade administrativa, algo que havia sido perdido com o rebaixamento do MinC e o desmonte dos últimos anos”, complementou.

Segundo a ministra, o novo decreto também vai ampliar a lei para incentivar a diversidade regional e de projetos na área da cultura. Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios, de 2018, mostrou que 80% dos recursos captados via incentivo fiscal foram para a região Sudeste.

A Rouanet funciona por meio da captação de recursos. Nela, os artistas submetem projetos para que empresas e pessoas físicas possam patrociná-los. Em contrapartida, os patrocinadores recebem benefícios fiscais.

Durante o café da manhã, Margareth Menezes afirmou que vai conversar com empresas para ampliar o investimento em diferentes regiões.

O Ministério da Cultura também anunciou que vai lançar um programa de recuperação do patrimônio material e imaterial do país. No projeto, está prevista a restauração de museus e prédios de valor histórico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?