Margareth Menezes é convidada para comandar Ministério da Cultura
A cantora Margareth Menezes integra o grupo de transição de Lula que cuida da Cultura e está se reunindo no CCBB
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora baiana Margareth Menezes recebeu convite para assumir o Ministério da Cultura no terceiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Menezes era atração confirmada no show da posse do petista, que acontecerá em 1º de janeiro de 2023. Além da cantora, outros artistas foram convidados para comandar a pasta. Entre eles, o ator Lázaro Ramos, a atriz Marieta Severo e o rapper Emicida. Todos os três negaram o convite.
Caso aceite, a artista será a segunda pessoa da Bahia a assumir uma pasta do governo de Lula na próxima gestão. Na última sexta-feira (10/12), o atual governador do estado, Rui Costa, foi anunciado como futuro ministro da Casa Civil.
Menezes também faz parte da equipe de transição da Cultura. O convite para integrar o grupo veio após suas críticas sobre a ausência de negros na gestão.
O Ministério da Cultura foi criado em 15 de março de 1985 pelo decreto nº 91.144 do presidente José Sarney. Em 2016, após a posse de Michel Temer como presidente interino, o MinC foi brevemente extinto e reincorporado ao Ministério da Educação. MinC foi rebaixado e virou a Secretaria Especial da Cultura em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro.
Ainda durante a campanha, Lula havia sinalizado a recriação do ministério e em colocar um artista para assumir o comando da pasta, como foi feito em seu primeiro governo, com a nomeação de Gilberto Gil.