Marconi Perillo passa por procedimento médico para controlar arritmia
Ex-governador de Goiás será submetido a um procedimento no qual cateteres são introduzidos nas veias e artérias para controlar arritmias
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), de 58 anos, será submetido, nesta sexta-feira (29/4), a um procedimento para controlar um quadro de arritmia cardíaca. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a noite da última quarta (27/4), após sentir-se mal, com um quadro de alteração na pressão arterial. Não há previsão de alta.
Conforme boletim médico divulgado na manhã desta sexta pelo hospital, Marconi se encontra em tratamento para a reversão e o restabelecimento do ritmo normal cardíaco. “O paciente será submetido a procedimento de ablação por radiofrequência, além do tratamento farmacológico já instituído”, informa a nota assinada pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Ângelo Fernandez, diretores da unidade de saúde.
A ablação por radiofrequência é um procedimento voltado ao tratamento das arritmias cardíacas. Ela é realizada por meio da introdução de cateteres nas veias e artérias. Com isso, não há necessidade de abertura do tórax. No Sírio-Libanês, Marconi está sob os cuidados da equipe coordenada pelo médico Mauricio Scanavacca.
Arritmia
Segundo boletim assinado pelo próprio Scanavacca, divulgado na quinta (28/4), o ex-governador estava internado devido a um quadro de “flutter atrial”. Trata-se de um funcionamento irregular do ritmo cardíaco. É caracterizado por sintomas como palpitação e, às vezes, fraqueza, intolerância a esforço e dispneia.
De início, a previsão era que Marconi Perillo recebesse alta ainda na quinta. No entanto, a equipe médica decidiu prolongar a internação para realizar o procedimento. Em janeiro deste ano, o político já tinha sentido um mal-estar em casa e foi internado com um quadro de arritmia cardíaca em Goiânia.
Com a internação de Perillo, a visita do ex-governador de SP e pré-candidato tucano à presidência João Doria a Goiás foi adiada para data ainda indefinida. Ele iria ao estado para agendas em Trindade e Goiânia na quinta.
Internações recentes
Essa não é a primeira vez que o ex-governador goiano é internado às pressas este ano. Além da internação de janeiro, também por conta de uma arritmia, em março, ele foi parar no hospital por conta de uma pneumonia bacteriana.
Em novembro do ano passado, Marconi e a esposa, Valéria Perillo, foram diagnosticados com Covid-19 e também precisaram passar por atendimento médico.
Político conhecido
Marconi é um dos políticos mais conhecidos de Goiás. Ele foi governador durante quatro mandatos. Primeiro no período entre 1999 e 2006, e, depois, entre 2011 e 2018. Também foi senador entre 2007 e 2010.
O tucano foi responsável, em 1998, por tirar do poder o grupo do ex-governador Iris Rezende (MDB), que morreu ano passado aos 87 anos. Na época, Perillo era um deputado federal ainda jovem e a vitória sobre o cacique foi considerada surpreendente.
Perillo é opositor ferrenho ao atual governador Ronaldo Caiado (UB), ainda que, no passado, eles tenham sido aliados em mais de uma oportunidade. Nas últimas eleições, o candidato ao governo do grupo tucano, José Eliton (ex-tucano e hoje no PSB), foi derrotado, assim como Perillo não conseguiu conquistar uma das duas vagas de Goiás ao Senado.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.