metropoles.com

Marco Temporal: veto parcial de Lula divide opiniões

O presidente Lula vetou parcialmente o projeto de lei sobre o tema, que havia sido aprovado no Congresso e derrubado no STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida mostra indígenas em frente ao STF na votação sobre Marco Temporal bancada ruralista - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra indígenas em frente ao STF na votação sobre Marco Temporal bancada ruralista - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar a tese do Marco Temporal, mas manter trechos do projeto de lei sobre o tema ao sancioná-lo, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) adiantou que tratará no Congresso os trechos removidos. Já deputados de esquerda e o Ministério dos Povos Indígenas comemoraram a decisão de Lula.

Em nota, a FPA informou a intenção de marcar uma sessão para discutir os vetos de Lula e garantiu que eles serão “objeto de derrubada”. O grupo ressaltou a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado.

A tese do Marco Temporal prevê que só podem ser demarcadas Terras Indígenas de povos que possam provar que ocupavam o território na época da promulgação da Constituição, em 1988. O Supremo Tribunal Federal (STF), porém, decidiu que o princípio não existe na Constituição nem pode ser inferido a partir do texto constitucional.

“A FPA não assistirá de braços cruzados a ineficiência do Estado brasileiro em políticas públicas e normas que garantam a segurança jurídica e a paz no campo. Buscaremos a regulamentação de todas as questões que afetam esse direito no local adequado, no Congresso Nacional”, diz o texto enviado pelos parlamentares.

A ministra Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, considerou o veto parcial “uma vitória, que reafirmou a decisão do Supremo Tribunal Federal, garantindo o compromisso do governo com a agenda indígena, ambiental e internacional”.

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) preferia veto total ao projeto de lei. “Agora, o veto segue para o Congresso avaliar. Lutaremos para mantê-lo!”.

“Barra a tentativa de golpe da bancada do agro, acompanha a decisão do STF e vai além vetando indenizações de grileiros”, disse o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?