metropoles.com

Marco Temporal será votado na CCJ do Senado no mesmo dia que no STF

Tese do Marco Temporal define que apenas terras indígenas ocupadas até 5 de outubro de 1988 podem ser demarcadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra protesto de indigenas em brasília contra aprovação do marco temporal - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra protesto de indigenas em brasília contra aprovação do marco temporal - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal vai pautar, na próxima quarta-feira (20/9), a votação do projeto de lei (PL) 2.903/2023, que estabelece o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas.

A data coincide com o dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar o tema: 20 de setembro. A Corte tem 4 votos a 2 contra o prazo de limitação, fixado em 5 de outubro de 1988.

A informação foi confirmada pela assessoria do relator, senador Marcos Rogério (PL-RO), ao Metrópoles. O texto já foi aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) da Casa Alta e na Câmara dos Deputados.

Até o momento, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso votaram contra o Marco Temporal na Suprema Corte. Já André Mendonça e Kássio Nunes Marques são favoráveis à tese.

O Marco Temporal estabelece que apenas as terras indígenas ocupadas até 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da Constituição, poderão ser demarcadas. No entanto, lideranças dos povos originários declaram que a questão vai contra a Carta Magna.

O texto é considerado “inconstitucional” uma vez que, segundo o Artigo 231 da Constituição, os direitos indígenas são direitos originários, ou seja, antecedem à formação do Estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?