metropoles.com

“Marco histórico”, diz Lula sobre regulamentação da reforma tributária

Lula destacou que a finalização da tramitação é “uma conquista coletiva, fruto de diálogo, cooperação e compromisso”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Foto colorida do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta quarta-feira (18/12), nas redes sociais, o fim da votação no Congresso Nacional do projeto de regulamentação da reforma tributária.

“A aprovação da regulamentação da reforma tributária é um marco histórico. Após 40 anos de discussões, conseguimos construir e aprovar uma proposta que vai garantir um sistema tributário mais simples, eficiente, justo e transparente”, celebrou Lula.

proposta em questão estabelece as diretrizes para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual; a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal; e o Imposto Seletivo (IS), conhecido como “imposto do pecado”.

Na terça-feira (17/12), a Câmara finalizou a votação do texto, que agora será encaminhado para a sanção do presidente. Ele poderá aprovar o conteúdo integralmente ou vetar partes específicas do projeto.

“É um passo fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos, fomentar a competitividade do setor produtivo e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, ressaltou.

Lula destacou que a finalização da tramitação é “uma conquista coletiva, fruto de diálogo, cooperação e compromisso entre diferentes setores da sociedade, do Poder Executivo e do Congresso Nacional e que posiciona o país em um caminho mais próspero e sustentável”.

Os deputados se debruçaram sobre as mudanças feitas pelos senadores, e rejeitaram algumas, retomando o texto que havia sido aprovado pela Câmara em julho. Uma delas foi tirar a inclusão de serviços de saneamento básico no rol de atividades para a saúde humana, com redução de 60% da alíquota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?