metropoles.com

Marco do saneamento: Marinho pede ao STF suspensão de decretos de Lula

O líder da oposição, senador Rogério Marinho argumenta que os decretos de Lula sobre saneamento ultrapassam os limites do Executivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
saneamento_basico_arquivo_agencia_brasil
1 de 1 saneamento_basico_arquivo_agencia_brasil - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, apresentou um pedido, nesta sexta-feira (14/4), no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender de forma imediata os decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que alteram o marco do saneamento básico.

Marinho afirma que Lula ultrapassou os limites do Executivo e viola o direito da população de acesso universal ao saneamento de qualidade, previsto na Constituição de 1988. No documento apresentado ao STF, o senador destaca que a ação do presidente atrapalha a privatização do setor.

“A estatização do serviço já se mostrou ineficiente e infrutuosa. Essa tentativa de loteamento político, típico do PT, acaba por negar saúde e dignidade para milhões de brasileiros”, declarou Marinho.

Rogério Marinho era ministro do Desenvolvimento Regional, responsável pelo saneamento básico, quando a lei sobre o Marco Legal do Saneamento foi aprovada, em 2020, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Decretos presidenciais

O presidente Lula assinou dois decretos que alteram o novo marco do saneamento básico. Pelo novo texto, empresas públicas poderão manter contratos sem licitação com governo municipais.

O governo também prorrogou para 31 de março de 2024 para que as empresas prestadoras de serviços de saneamento apresentem a comprovação econômica e financeira junto ao órgão regulador de cada estado.

Além disso, o decreto do presidente Lula também acaba com o limite de 25% para a realização de Parcerias Público-Privadas (PPP) pelos governos dos estados. A expectativa do governo é que sem a registração, a iniciativa privada tenha uma maior participação no setor.

Suspensão

O Novo também apresentou uma ação junto ao STF para suspender os decretos do presidente Lula sobre o saneamento. Para o partido, as medidas do chefe do Executivo têm como objetivo

No último dia 7, o partido Novo também entrou com ação no STF para pedir a derrubada dos decretos de Lula sobre saneamento. A sigla disse que as medidas têm o objetivo de “repristinar o velho compadrio político das companhias estaduais de saneamento básico, com prejuízo ao atendimento das metas de universalização ainda nesta década”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?