Márcio Pochmann assume a presidência do IBGE
Nomeação do economista Márcio Pochmannpara o IBGE está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta terça-feira (8/8), o economista Márcio Pochmann como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posse no cargo está publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Entre 2007 e 2012, Pochmann ocupou a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele também participou da equipe de transição de governo após as eleições presidenciais.
Nas eleições de 2012 e 2016, foi canditato do PT à Prefeitura de Campinas. Ele também comandou a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante a gestão de Marta Suplicy (PT), em São Paulo. Pochmann também já foi presidente da Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT. Pochmann também é professor da Unicamp e considerado um economista heterodoxo, antiliberal.
Polêmica
A chegada de Pochmann ao governo Lula foi cercada de polêmica. Apesar de o IBGE ser vinculado ao Ministério do Planejamento, de Simone Tebet, o nome dele foi anunciado pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta.
Tebet admitiu que só soube que Pochmann presidiria o IBGE quando Pimenta confirmou o nome para a imprensa, em 26/7.
Mesmo com o mal-estar, Tebet apoiou a decisão de Lula. “Quero antecipar que não faço pré-julgamentos. Porque já fui muito pré-julgada na minha vida profissional e política. Vou ouvi-lo primeiro. Eu não quero saber do passado, quero saber do presente. A conversa será técnica, e ele será tratado como técnico e será muito bem-vindo para a nossa equipe”, disse Tebet à época.
Lula encerrou a polêmica na live semanal realizada na última terça-feira (1º/8). “A [Simone] Tebet sabe que ele é meu escolhido há muito tempo e, com muita clareza, ela ponderou que era importante terminar o Censo [demográfico], e terminou. Agora, o Pochmann vai tomar posse como diretor do IBGE. É só isso. O Pochmann é homem 100% íntegro.”, disse o presidente.