metropoles.com

Márcio Pochmann assume a presidência do IBGE

Nomeação do economista Márcio Pochmannpara o IBGE está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Foto colorida mostra o economista Márcio Pochmann - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra o economista Márcio Pochmann - Metrópoles - Foto: Divulgação

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta terça-feira (8/8), o economista Márcio Pochmann como presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posse no cargo está publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Entre 2007 e 2012, Pochmann ocupou a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele também participou da equipe de transição de governo após as eleições presidenciais.

5 imagens
Reunião de Lula com Pochmann
Marcio Pochmann
Marcio Pochmann
O novo presidente do IBGE, Márcio Pochmann
1 de 5

Economista Marcio Pochmann e ministra Simone Tebet

Davilym Dourado/MPO
2 de 5

Reunião de Lula com Pochmann

Ricardo Stuckert/PR
3 de 5

Marcio Pochmann

Divulgação
4 de 5

Marcio Pochmann

Divulgação
5 de 5

O novo presidente do IBGE, Márcio Pochmann

Paulo Pinto/Agência PT

Nas eleições de 2012 e 2016, foi canditato do PT à Prefeitura de Campinas. Ele também comandou a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante a gestão de Marta Suplicy (PT), em São Paulo. Pochmann também já foi presidente da Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT. Pochmann também é professor da Unicamp e considerado um economista heterodoxo, antiliberal.

Polêmica

A chegada de Pochmann ao governo Lula foi cercada de polêmica. Apesar de o IBGE ser vinculado ao Ministério do Planejamento, de Simone Tebet, o nome dele foi anunciado pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Tebet admitiu que só soube que Pochmann presidiria o IBGE quando Pimenta confirmou o nome para a imprensa, em 26/7.

Mesmo com o mal-estar, Tebet apoiou a decisão de Lula. “Quero antecipar que não faço pré-julgamentos. Porque já fui muito pré-julgada na minha vida profissional e política. Vou ouvi-lo primeiro. Eu não quero saber do passado, quero saber do presente. A conversa será técnica, e ele será tratado como técnico e será muito bem-vindo para a nossa equipe”, disse Tebet à época.

Lula encerrou a polêmica na live semanal realizada na última terça-feira (1º/8). “A [Simone] Tebet sabe que ele é meu escolhido há muito tempo e, com muita clareza, ela ponderou que era importante terminar o Censo [demográfico], e terminou. Agora, o Pochmann vai tomar posse como diretor do IBGE. É só isso. O Pochmann é homem 100% íntegro.”, disse o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?