Maranhão: máscara em local fechado será opcional com 70% de vacinados
Governador do estado, Flávio Dino anunciou medida nesta quinta-feira (11/11)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou nesta quinta-feira (11/11) que o uso de máscaras será opcional em ambientes fechados nas cidades que chegarem a 70% da população completamente vacinada. O decreto que regulamenta as mudanças foi publicado no Diário Oficial do estado.
A mudança, de acordo com Dino, foi pensada a partir de conversas com infectologistas consultados pelo governo do Maranhão. Leva em consideração uma série de fatores, como os números de casos e óbitos por Covid-19, além do avanço da vacinação no estado.
Até esta quarta-feira (10/11), a Secretaria de Estado da Saúde no Maranhão contabilizava 66 pessoas internadas com a doença nas redes públicas e privadas. Foram registrados apenas seis óbitos causados pelo coronavírus no estado nos últimos 15 dias.
“Todos os números que estamos apresentando em nosso estado mostram o efeito poderoso da vacinação. E com base ao avanço da vacinação, nós estamos desconfiando que podemos dar esse passo importante”, explicou o governador.
O Maranhão oferece a dose de reforço para pessoas de 50 anos ou mais. “Tudo indica que as doses de reforço vão acontecer para toda a população e nós estamos antecipando esta ação”, afirmou Flavio Dino.
O decreto também inclui novas regras para a realização de eventos no estado. Os municípios devem contar com taxa de contaminação menor que 1. Também devem ser observadas medidas sanitárias como o uso de máscaras, além do cenário da pandemia na cidade.