GO: mapa da pandemia mostra aumento de regiões em calamidade
Segundo a SES-GO, subiu de sete para oito as áreas goianas em situação de calamidade pela Covid-19; Entorno Norte está neste grupo
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Subiu de sete para oito o número de regiões goianas em situação de calamidade pela Covid-19. O mapa de risco que mede o calor do contágio, contendo a classificação de risco das regionais, foi divulgado na última sexta-feira (21/5) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). No total, são 18 macrorregiões do estado, sendo que 11 estão fora da situação de calamidade, sete estão na zona crítica e outras três, na situação de alerta, a mais branda.
A região Sudoeste II, com sede em Jataí, o Entorno Norte (Formosa) e Nordeste II (Posse) passaram de situação crítica na semana passada para calamidade na semana atual. Em contrapartida, as regiões do Entorno Sul (Luziânia) e Estrada de Ferro (Catalão) deixaram o pior cenário de classificação e passaram para situação crítica.
Outras duas regiões melhoraram na classificação. A Sudoeste I (Rio Verde) e a Norte (Porangatu) passaram de situação crítica para alerta, a mais branda das classificações. A regional de Serra da Mesa (Uruaçu) permaneceu em alerta.
A regional central, onde fica Goiânia, segue em situação crítica, segundo o mapa da SES-GO.
Para a coleta dos dados, os critérios analisados são: números de casos confirmados por semana, pedidos de leitos, velocidade de transmissão da doença, notificações de síndrome respiratória aguda grave e taxa de ocupação dos leitos.
Taxa de ocupação
De toda maneira, a situação ainda preocupa, principalmente porque a taxa de contágio segue alta. O governo de Goiás tem feito alertas constantes para que a população mantenha a vigilância em relação às medidas preventivas, mesmo com o avanço da vacinação. A preocupação é para que não volte a ocorrer como no ano passado, quando os números cresceram até o último trimestre, recuaram e subiram de forma agressiva no início de 2021.
De acordo com o painel eletrônico com atualização em tempo real da SES-GO, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, nos hospitais estaduais, está em 85.81%. Quando somados com aos leitos dos hospitais particulares, o índice vai para 72.90%.
Os dados apontam, até o momento, 16.559 óbitos confirmados em decorrência da doença. A taxa de mortalidade está em 2,79%.
Atualização
O mapa é atualizado semanalmente, conforme a evolução dos dados. Na primeira versão, divulgada no dia 17 de fevereiro, seis das 18 macrorregiões estavam em situação de calamidade. Elas correspondiam a 89 cidades.
Desde a primeira semana, a situação jamais deixou de ser preocupante no estado. No início de abril, todas as regiões apontavam para a calamidade em Goiás.