Mapa da pandemia: 11 regiões estão fora da calamidade para Covid em GO
Dados divulgados nesta sexta (14/5) mostram que a maioria das macrorregiões goianas está em situação crítica para o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Conforme dados divulgados nesta sexta-feira (14/5) pela Secretaria deSaúde de Goiás (SES-GO), das 18 macrorregiões de Goiás, 11 estão fora da situação de calamidade para a Covid-19. Trata-se de uma posição intermediária, na qual a situação ainda merece alerta, porém, menos do que na faixa vermelha, a mais grave.
Em relação à semana passada, a atualização aponta melhora no quadro goiano em relação à Covid-19, já que, neste momento, apenas sete regiões permanecem na situação de calamidade. Na divulgação anterior, eram nove regiões na faixa mais grave do mapa.
Desta vez, o mapa demonstra que dez regiões estão na situação crítica, incluindo a região da capital, Goiânia. As regiões na faixa laranja somam 159 municípios. Apenas a região de Serra da Mesa está em situação crítica, pela segunda semana consecutiva.
Para a coleta dos dados, os critérios analisados são: números de casos confirmados por semana, pedidos de leitos, velocidade de transmissão da doença, notificações de síndrome respiratória aguda grave e taxa de ocupação dos leitos.
Calamidade
As regiões em situação de calamidade somam 87 municípios. Entre elas estão a região do Entorno Sul e a região da Estrada de Ferro, que inclui os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, principais pontos turístico do estado.
Taxa de ocupação
De toda maneira, a situação ainda preocupa. O governo de Goiás tem feito alertas constantes para que a população mantenha a vigilância em relação às medidas preventivas, mesmo com o avanço da vacinação. A preocupação é que não volte a ocorrer o que houve no ano passado, quando os números cresceram até o último trimestre, recuaram e subiram de forma agressiva no início de 2021.
De acordo com o painel eletrônico com atualização em tempo real da SES-GO, a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, nos hospitais estaduais, está em 79,07%. Quando somados com aos leitos dos hospitais particulares, o índice vai para 75,57%.
Os dados apontam, até o momento, 16.081 óbitos confirmados em decorrência da doença. A taxa de mortalidade está em 2,78%.
Em razão dos dados, o município de Goiânia, por exemplo, flexibilizou ainda mais as medidas restritivas e, em novo decreto, suspendeu qualquer tipo de restrição de horário ao comércio na capital.
Atualização
O mapa é atualizado semanalmente, conforme a evolução dos dados. Na primeira versão, divulgada no dia 17 de fevereiro, seis das 18 macrorregiões foram apontadas como em situação de calamidade. Elas correspondiam a 89 cidades.
Desde a primeira semana, a situação jamais deixou de ser preocupante no estado. No início de abril, todas as regiões apontavam para a calamidade em Goiás.