Mapa da Fome: mais de duas mil casas serão visitadas no Rio de Janeiro
A pesquisa, que deve durar até dezembro, visa identificar os principais locais em que as famílias estão em situação de insegurança alimentar
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o início do mês, entrevistadores visitam casas para coletar dados sobre o cenário da fome na cidade do Rio de Janeiro. O foco é desenvolver o Mapa da Fome do Rio com dados coletados em mais de duas mil residências, dos 160 bairros da capital fluminense.
A pesquisa, que deve durar até dezembro, visa identificar os principais locais em que as famílias estão em situação de insegurança alimentar no município, além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para garantir o direito à alimentação adequada.
O projeto é uma iniciativa da Frente Parlamentar contra Fome da Câmara Municipal em parceria com o Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Inquérito do Rio sobre a Fome.
“Nossos entrevistadores estão na rua fazendo os questionários, pedimos para que as pessoas selecionadas os recebam com carinho. Pela primeira vez, também serão abordadas as famílias de pessoas com deficiências. O estudo é muito importante para montarmos o cenário da fome na nossa cidade”, explica a professora Rosana Salles Costa, coordenadora do Inquérito do Rio sobre a Fome.
É importante reforçar que os entrevistadores vão estar identificados com colete e crachá da Vox Populi. Também é possível confirmar a identidade do agente pelo telefone: (21) 3914-2441.
O Mapa da Fome do Rio de Janeiro foi idealizado pela Frente Parlamentar contra à Fome, presidida pelo vereador Dr. Marcos Paulo (PSol). Segundo ele, “com o mapa da fome em mãos, o critério de instalações de programas públicos contra à fome passará a ser técnico”.