metropoles.com

Mãozinha da Família Addams é acusada de racismo em Salvador, Bahia

A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Bárbara Carine publicou um vídeo com o título “A mão visível do racismo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Leitor BN
Imagem colorida mostra escultura da Mãozinha da Família Addams em Salvador - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra escultura da Mãozinha da Família Addams em Salvador - Metrópoles - Foto: Reprodução/Leitor BN

Nem só de Carnaval vive a Avenida Oceânica em Ondina. Nesta segunda-feira (5/12), uma peça publicitária localizada em um ponto de ônibus, próximo ao antigo Bahia Othon Palace, rendeu polêmica e acusações de racismo contra a marca de produtos de limpeza Ypê. O motivo: o uso de Mãozinha, da Família Adams, segurando o desengordurante da empresa.

Não é o fato de Mãozinha, um personagem de um filme de terror, estrelar a campanha publicitária que tem chamado a atenção. Por meio das redes sociais, a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Bárbara Carine publicou um vídeo com o título “A mão visível do racismo”, em que critica o uso de “uma mão negra segurando um produto de limpeza” e pede providências à prefeitura de Salvador e à Ypê.

A Ypê divulgou comunicado negando qualquer intenção preconceituosa na peça. Veja:

A peça Mãozinha, exposta em Salvador/BA, remete ao icônico personagem norte-americano Mãozinha, da “A Família Addams”, baseado no filme dos anos 90. O personagem protagoniza uma campanha lançada em outubro na qual o Mãozinha limpa a casa da “Família Addams”. A ativação itinerante faz parte da ação de comunicação que contemplava além da escultura do personagem, totem eletrônico com pôster da campanha e ambientação em abrigo de ônibus. A exposição também passou por São Paulo e Campinas e já foi encerrada.

Confira a matéria completa no Bahia Notícias, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?