metropoles.com

Manutenção de ar-condicionado deu início a incêndio na Cinemateca

Representante dos bombeiros de SP informou que fogo começou no terceiro andar de galpão durante manutenção de ar-condicionado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mariana Zylberkan/Metrópoles
Incêndio atinge Cinemateca na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo
1 de 1 Incêndio atinge Cinemateca na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo - Foto: Mariana Zylberkan/Metrópoles

São Paulo – O incêndio em um galpão de 1.000 metros na Cinemateca Brasileira, em São Paulo teve início durante a manutenção do sistema de ar-condicionado, segundo a capitã do Corpo de Bombeiros Karina Paula Moreira, que comanda a operação de combate ao fogo.

De acordo com ela, o incêndio começou em uma das salas do acervo histórico do terceiro andar, enquanto uma equipe terceirizada do governo federal fazia a manutenção do ar-condicionado.

“Essa parte do andar é dividida em três salas, sendo duas de filmes de 1920 e 1940, e uma parte de arquivos impressos e documentos históricos. Essas três salas foram atingidas pelo fogo. Nós estamos levantando o que foi queimado e o que foi preservado. Provavelmente, não foi preservado nada nessas salas, porém, no térreo tem uma parte grande do acervo histórico que não foi atingida”, explicou a representante dos bombeiros.

A Defesa Civil de São Paulo confirmou que o fogo foi controlado no galpão por volta das 20h. Não existe, portanto, chance de as chamas atingirem o restante da estrutura do prédio, que soma um total de 9 mil metros quadrados.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, major Palumbo, afirmou que mais de 50 profissionais da corporação e 15 viaturas estão empenhados na contenção do fogo no prédio da Cinemateca, situado na Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista. O fogo começou por volta das 18h desta quinta-feira (29/07).

Incêndio na Cinemateca
Incêndio na Cinemateca

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o material existente no galpão – como filmes, livros e outros documentos – favorecem a propagação rápida das chamas. Segundo a corporação, não havia pessoas dentro do galpão no momento em que o fogo teve início e não há registro de vítimas.

“Os bombeiros ainda estão no combate”, completa Roberto da Silva Bertolotto, chefe da Defesa Civil da Lapa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?