metropoles.com

Manifestantes protestam na sede da transição contra leilão da CBTU-MG

Grupo de manifestantes ouviu do deputado eleito Guilherme Boulos (PSol-SP) que o comando da transição deverá avaliar o leilão da CBTU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Flávia Said/Metrópoles
Foto colorida mostra manifestantes com faixas contra a privatização da CBTU-MG, em frente ao CCBB, sede da transição - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra manifestantes com faixas contra a privatização da CBTU-MG, em frente ao CCBB, sede da transição - Metrópoles - Foto: Flávia Said/Metrópoles

Um grupo de sindicalistas protesta, na manhã desta terça-feira (22/11), na sede do gabinete de transição, em Brasília, contra o leilão para privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG). Os manifestantes também criticam a concessão dos serviços do metrô de Belo Horizonte, que será realizado em 22 de dezembro.

Ao chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSol-SP), integrante do grupo técnico de Cidades, conversou com os manifestantes e disse que fará o possível para barrar o leilão.

“Eu acho uma temeridade fazer qualquer tipo de privatização no apagar das luzes de um governo, querer fazer um leilão”, disse ele. “Esse debate certamente será feito pelo comando da transição.”

A empresa vencedora do leilão, que ocorrerá daqui a um mês na B3, em São Paulo, será a controladora da CBTU-BH e será responsável pela gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado–Vilarinho), que atende aos municípios de Belo Horizonte e Contagem, e a Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro), cuja obra havia começado em 2004, mas depois foi paralisada.

A CBTU é uma empresa federal atualmente vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A previsão do atual governo é que novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam operacionais no sexto ano. Ao todo, o investimento projetado é de R$ 4 bilhões ao longo de 30 anos do contrato.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?