Manifestantes fazem protesto contra Bolsonaro no RJ e em MG
Apesar de o polo central ser no ato na Paulista, outras capitais também marcaram protestos
atualizado
Compartilhar notícia
As manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro já começaram em algumas capitais do país. Na manhã deste domingo (12/9), algumas concentrações foram registradas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
O ato foi organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo Movimento Vem Pra Rua. Eles pedem o impeachment do presidente Bolsonaro.
Veja:
Apesar dos filhos da puta do PT, de braços dados com o genocida, tem #ForaBolsonaro em Copacabana SIM.
Vão fazer cálculo eleitoral com a fome do povo na casa do caralho!
#DomingoAdeusBolsonaro pic.twitter.com/Dj7HbYRWXf
— Daniel Beltran 🆘🌹🇧🇷 (@danielbeltran) September 12, 2021
Dia 12 o 12 tá na Rua em BH pic.twitter.com/Cza9P4dwks
— Mário Heringer 🌹 (@mario_heringer) September 12, 2021
BH foi sucesso!!!!
Ansioso por ver a Paulista cheia de tarde. #ForaBolsonaro pic.twitter.com/6k8ClzKhSQ
— Neoliberal Tucano 🌐🇧🇷 (@CentroLiberalBR) September 12, 2021
Sem oposição unificada
Outrora aliados de Jair Bolsonaro (sem partido), o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua conseguiram atrair segmentos da esquerda para um ato contra o presidente, mas o protesto não conseguiu unificar a oposição.
A manifestação na Avenida Paulista foi anunciada ainda em julho, quando os grupos decidiram marcar protestos para este mês, por estimarem que a vacinação estaria mais avançada no país. Apesar de o polo central ser no ato na Paulista, outras capitais também marcaram protestos; entre elas, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Para superar o número de manifestantes no 7 de Setembro, quando Bolsonaro mobilizou apoiadores e discursou, os movimentos contam com a participação de algumas siglas de centro e centro-esquerda. Líderes de partidos como PDT, PSB, Rede, Cidadania e PCdoB decidiram aderir em prol da “pauta comum”.
Outras legendas da esquerda, contudo, como PT e PSol, e de centro, como Podemos – que chegou a ensaiar aderir ao movimento, mas acabou tomando posição contra o impeachment –, ficarão formalmente de fora.