Manifestantes bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde
Grupo tentou entrar na sede da pasta, mas foi impedido por seguranças que estavam no local
atualizado
Compartilhar notícia
Manifestantes pró-Bolsonaro tentaram invadir o prédio do Ministério da Saúde na manhã desta quarta-feira (8/9). O grupo estava acampado na Esplanada dos Ministérios desde a segunda-feira (6/9), para os atos do Dia da Independência (7/9).
O tumulto teria começado quando um homem criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os manifestantes cercaram o indivíduo e atacaram equipes de televisão que estavam no local.
Imagens feitas pelo Metrópoles mostram o momento em que o senhor de camisa azul é atacado com xingamentos e empurrões. Ele tentou sair do local, mas foi impedido pelo grupo. Com a ajuda de seguranças do Ministério da Saúde, o homem conseguiu entrar na sede do órgão.
Funcionários da pasta fecharam os portões de acesso ao prédio, mas os manifestantes tentaram invadir o edifício. Eles dispararam golpes contra as vidraças e o portão do órgão federal. Veja:
URGENTE! 🚨🚨🚨🚨🚨
Manifestantes bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde
Aguarde mais informações! pic.twitter.com/wwBXH2RfQn
— Metrópoles (@Metropoles) September 8, 2021
Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que foi acionada para resolver a situação. No entanto, a corporação disse que, quando os agentes chegaram ao local, a confusão já havia finalizado
“A PMDF foi acionada para verificar uma situação envolvendo jornalistas e manifestantes. Quando chegamos no local, a situação foi resolvida. Informações preliminares”, informou a corporação, em nota.
Procurado pelo Metrópoles, o Ministério da Saúde confirmou o incidente e informou que não há registro de pessoas feridas.
“O Ministério da Saúde informa que, na manhã desta quarta-feira (8), alguns manifestantes tentaram entrar no edifício-sede da pasta. A situação foi rapidamente contida pelos seguranças do prédio. Cabe esclarecer que não houve feridos”, divulgou a pasta.
Acampamento
O grupo estava acampado na Esplanada dos Ministérios desde o fim de segunda-feira (6/9). Na manhã desta quarta, a Esplanada amanheceu com o trânsito bloqueado. Manifestantes estacionaram ônibus e caminhões em uma das faixas da via.
Os protestos iniciaram por volta das 8h. Um grupo se concentrou próximo ao Ministério da Saúde e iniciou o ato, com palavras de ordem e carros de som.
Na noite do dia 6, data em que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegaram à Esplanada, um grupo pressionou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que acabou liberando a passagem para um desfile.
Os caminhoneiros, no entanto, descumpriram a promessa feita na negociação e estacionaram os veículos nas seis faixas do Eixo Monumental, rumo à Praça dos Três Poderes.
Tão logo chegaram ao local, alguns arrancaram grades na rua anterior ao prédio do Congresso Nacional, mas foram controlados pela polícia e por outros participantes do ato, conforme mostrou o Metrópoles.