Pelo menos 55 cidades, 12 estados e o DF registram atos pró-Bolsonaro
Os apoiadores do presidente da República foram às ruas defender pautas do governo, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime
atualizado
Compartilhar notícia
Manifestações pró-Bolsonaro movimentaram cidades brasileiras na manhã deste domingo (26/05/2019). Pelo menos 55 municípios de 13 unidades da Federação, incluindo o DF, registraram atos em apoio ao governo federal. Entre as capitais, os destaques foram São Luís (MA), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Os cidadãos foram às ruas com faixas de apoio a medidas defendidas pelo governo. Trios elétricos tocaram músicas da campanha eleitoral de Bolsonaro e o Hino Nacional. Alguns locais, como o Rio Grande do Sul e o Paraná, têm manifestação marcada para a tarde.
A pauta das manifestações é diversa, mas, entre outros pontos, é a favor: da Nova Previdência; manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o pacote anticrime, também capitaneado pelo ex-juiz da Lava Jato; a votação nominal da MP nº 870, da reforma administrativa do governo federal; e a operação Lava Toga.
Em Brasília, manifestantes ocupam a Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar calculou em 20 mil o público presente. Por volta das 13h30, as pessoas começaram a dispersar e a Via S1, que teve o trânsito bloqueado na altura da Catedral, foi liberada.
Confira imagens do protesto em Brasília:
Embora não participe dos atos presencialmente, o presidente da República publicou em seu perfil no Twitter vídeos de manifestações. Um deles mostra apoiadores vestidos de verde e amarelo no metrô de Copacabana, no Rio de Janeiro. Nas imagens, as pessoas dizem, em sintonia: “Nossa bandeira jamais será vermelha”. Em outro vídeo, manifestantes que seguram bandeiras do Brasil se aglomeram em São Luís.
– Metrô de Copacabana, Rio de Janeiro, há pouco. pic.twitter.com/hus90Khguv
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 26 de maio de 2019
São Luís do Maranhão. pic.twitter.com/XzUPeKT1kx
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 26 de maio de 2019
Bolsonaro discursou durante um culto religioso na Igreja Batista Atitude, no Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele subiu ao palco com a mulher Michelle Bolsonaro, frequentadora do templo evangélico.
O presidente saiu em defesa das manifestações. Segundo ele, “hoje é o dia em que o povo estará nas ruas”, em uma “manifestação espontânea”, como um recado “para aqueles que, com suas velhas práticas, não deixam que o povo se liberte”.
No Twitter, usuários publicam imagens do evento com a #BrasilNasRuas.
No Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro nas Ruas pelo BRASIL??????#BrasilNasRuas pic.twitter.com/E3Dbqzb23q
— O conservador ?? (@oconservadoor) 26 de maio de 2019
No Rio de Janeiro, o público se reuniu na Avenida Atlântica, em Copacabana, entre as ruas Sousa Lima e Constante Ramos. Duas pistas foram interditadas para o trânsito de carros, mas os manifestantes se concentraram apenas na faixa mais perto da praia. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público.
Em Campinas (SP):
Campinas-Sp #BrasilNasRuas pic.twitter.com/4Cxb4AouBC
— Caio Chausse (@CaioChausse) 26 de maio de 2019
O ato em Campinas, interior de São Paulo, ocorreu no Largo do Rosário, localizado na região central. A organização estimou 5 mil participantes. A PM, por outro lado, disse que 3 mil estiveram no evento.
Em Belém (PA):
Belém-PA já começou!!!! Praça da República lotada.
Não vai ser grande, será GIGANTESCA!#BrasilNasRuas pic.twitter.com/R84tu66YXr— Dilson Nascimento (@DilsonNascimen6) 26 de maio de 2019
Em Belém, capital do Pará, os apoiadores do governo federal começaram a se reunir por volta das 9h, na Escadinha do Cais do Porto. Segundo o Estadão, no meio da passeata, um grupo de motoqueiros pedia que as pessoas não falassem com a imprensa. Ele justificou que os jornalistas “eram petistas infiltrados que queriam respostas para questionários”.
O ato durou até 12h. A Polícia Militar do Pará informou que a manifestação reuniu cerca de 3 mil pessoas. Por outro lado, os organizadores contabilizaram 50 mil pessoas.
Em Brasília (DF):
#BrasilNasRuas hoje 26 de maio de 2019 pic.twitter.com/GjhMFT2HYQ
— JB 100% BOLSONARO (@josi975) 26 de maio de 2019
Em São Luís (MA):
Ê Ê Ê..Maranhão!
São Luís ma Litorânea #BrasilNasRuas pic.twitter.com/rKAARDDFeZ— Edna sousa ?????? (@Ednasou70159717) 26 de maio de 2019
Em São Luís (MA), o protesto ocorreu na Avenida Litorânea. Os manifestantes estimaram que mais de 1 mil pessoas participaram do ato. A PM, contudo, não divulgou estimativa.
Em Belo Horizonte (MG):
#BrasilNasRuas
PRAÇA DA LIBERDADE BELO HORIZONTE pic.twitter.com/bvEJw3o4kZ— Angélica Roenick 1◻7◻?? (@aroenick) 26 de maio de 2019
A manifestação em Belo Horizonte (MG) durou aproximadamente três horas, na Praça da Liberdade, região centro-sul da capital. A estimativa de público não foi divulgada até por volta das 14h.