Mandetta pede a prefeitos repressão a rodas de tereré e chimarrão
Ministro da Saúde e presidente Jair Bolsonaro participam de videoconferência com prefeitos de capitais e grandes cidades
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, faz, na manhã deste domingo (22/03), uma videoconferência com prefeitos de capitais e grandes cidades para coordenar as ações de combate ao coronavírus no Brasil. Ele pede aos gestores que façam esforços regionais para coibir as infecções.
Mandetta, que está no Ministério da Saúde ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), citou aos chefes locais do Executivo hábitos que devem ser coibidos e que são muito regionais para que o governo federal trate do assunto.
O ministro citou o chimarrão, muito comum na Região Sul e o tereré, bebido em Mato Grosso do Sul.
“Se 20 pessoas dividem o tereré e uma testa positivo, o que ocorre com as outras?”, questionou Mandetta. “Então, são hábitos locais que preciso que vocês façam a leitura”, pediu.
Outro hábito condenado pelo ministro, e que não é regional, é a divisão de narguilés. “Esse negócio que as pessoas vão passando de boca em boca. Não é mais momento”, argumentou.
O ministro também pede que os prefeitos ajudem a mobilizar a população para a vacinação da gripe, um esforço para manter os hospitais mais livres e proteger os idosos, que costumam sofrer com gripes.
Bolsonaro não falou até o momento na reunião.