metropoles.com

Mandetta contradiz Bolsonaro: “Sigam as orientações dos estados”

Ministro da Saúde voltou a defender isolamento social, dentro do Planalto, um dia após o presidente insistir na reabertura do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Luiz Henrique Mandetta
1 de 1 Luiz Henrique Mandetta - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um dia após o giro feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), pelo Distrito Federal e da defesa reiterada de que todos voltem ao trabalho, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista dentro do Palácio do Planalto, que a orientação da pasta é a mesma que tem sido seguida nos estados: isolamento social para conter o colapso no sistema de saúde perante a pandemia do coronavírus.

“A pasta da Saúde continua se guiando pelo que é técnico, pelo que é científico”, disse o ministro. “Por enquanto, mantenho as orientações dos estados, porque essas ainda são as mais recomendáveis”, disse Mandetta.

O titular da Saúde sustentou que o novo formato de divulgação dos dados, envolvendo outras pastas do governo em coletiva dentro do Planalto, não mais no ministério, representa um “conceito ampliado de coordenação e controle” das ações, já que o enfrentamento da pandemia, nas palavras do ministro, “extrapola muito o tamanho do Ministério da Saúde”.

O ministro participou no Planalto de uma reunião com o comitê de crise do coronavírus, coordenado pelo general Walter Souza Braga Netto, ministro-chefe da Casa Civil. O propósito da reunião foi coordenar ações das áreas da saúde e da economia para que não haja disparidade muito grande de medidas diante da necessidade do isolamento da população.

O objetivo anunciado é que os sinais lançados pelas pastas do governo não continuem contraditórios e causando incertezas na população enquanto os números de atingidos e mortos pelo coronavírus crescem diariamente.

Também participaram da reunião o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o advogado-geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça.

O principal vetor dessa contradição tem sido o próprio presidente da República, que vem ignorando as orientações do Ministério da Saúde e de organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) – os órgãos recomendam o isolamento social como forma de minimizar os efeitos da pandemia no sistema de saúde.

Nesse domingo (29/03), contrariando as recomendações de ficar em casa, Bolsonaro visitou ao menos três pontos do Distrito Federal e conversou com comerciantes e consumidores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?