1 de 1 Desfiles das Escolas de Samba Grupo Especial de Saã Paulo
- Foto: ALAN MORICI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
A escola de samba Mancha Verde é a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2019. A agremiação conquistou 270 pontos na avaliação de seu desempenho. Com o enredo “Oxalá, Salve a Princesa! A saga de uma negra guerreira”, sobre a princesa africana Aqualtune, a escola levou para a avenida uma reflexão sobre escravidão, direitos dos negros e intolerância religiosa.
É a primeira vez que a Mancha conquista o primeiro lugar no Grupo Especial paulista. A vitória veio de virada, no quesito alegoria, o último a ser julgado.
3 imagens
1 de 3
Mancha Verde é campeã do Carnaval de São Paulo 2019
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 3
Mancha Verde comemora a vitória no Carnaval de São Paulo
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 3
Resultado final do Carnaval de São Paulo 2019
TV Globo/Reprodução
Ao todo, os jurados avaliaram nove quesitos de cada escola: bateria, samba-enredo, evolução, fantasia, harmonia, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, enredo e alegoria. Cada categoria teve quatro jurados, com notas de nove a 10 fracionadas em décimos.
A rainha de bateria da Mancha Verde, Viviane Araújo, divulgou um vídeo emocionada numa rede social. “A Mancha é campeã! Ganhamos, Mancha Verde!”
Em segundo lugar, ficou a Dragões da Real, com 269,9 pontos. O enredo “A Invenção do Tempo – Uma odisseia em 65 minutos” tratou sobre diversos aspectos do tempo: presente, passado e futuro.
As outras três escolas mais bem colocadas foram Rosas de Ouro (269,9), Vila Maria (269,7) e Império (269,7). Agora, as cinco vão participar do Desfile das Campeãs deste ano, marcado para sexta-feira (8) no Sambódromo do Anhembi.
As menores pontuações foram da Acadêmicos do Tucuruvi (269,2) e da Vai-Vai (268,8), as quais foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. A Vai-Vai é a maior campeã do Carnaval de São Paulo, com 15 títulos, e nunca havia caído.
A disputa
O Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo contou, ao todo, com 14 agremiações neste ano. Na sexta-feira (1º/3), sete escolas entraram na avenida: Colorado do Brás, Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Acadêmicos do Tatuapé, X-9 Paulistana e Tom Maior. No sábado (2), Águia de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel cruzaram a passarela do Sambódromo do Anhembi.
Veja fotos dos desfiles de todas as escolas:
6 imagens
1 de 6
Um dos carros alegóricos da escola de samba X-9 Paulistana trouxe uma águia
PAULO LOPES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
2 de 6
Viviane Araújo também foi destaque como rainha de bateria da Mancha Verde, de São Paulo, terceira escola a entrar na avenida
ALAN MORICI/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 6
Juju Salimeni desfilou como rainha de bateria da Agremiação X-9 Paulistana no Sambódromo do Anhembi
KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
4 de 6
A Tom Maior foi a última escola a entrar na avenida no primeiro dia de desfiles das escolas de samba de São Paulo