Manaus cria central de doações para receber oxigênio. Saiba como colaborar
Também é possível contribuir de outras formas, como doações de medicamentos, insumos descartáveis e Equipamentos de Proteção Individual
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de agilizar a logística para garantir o abastecimento de cilindros de oxigênio em Manaus (AM), o Comitê de Resposta Rápida de Enfrentamento da Covid-19, formado pelo governo do estado, em parceria com o município e o Governo Federal, estabeleceu um canal para concentrar as doações para as unidades de saúde do Amazonas.
Quem estiver interessado em doar oxigênio para o estado, pode obter informações junto aos seguintes contatos: (92) 99220-2712, (92) 99455-2001, (92) 99182-8974.
A partir de então, servidores da Casa Civil irão atuar na articulação de recebimento e entrega desses donativos para os hospitais da rede pública estadual.
Participam do comitê profissionais da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Defesa Civil do Amazonas.
Outros materiais
Já quem quiser contribuir de alguma outra forma, doando outros materiais, podem articular a entrega por meio do telefone (92) 98233-4555 ou diretamente na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), localizada na avenida Duque de Caxias, 1.998, bairro Praça 14.
Também podem ser doados à Cema medicamentos, insumos descartáveis e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para fazer doações, é necessário agendar previamente a entrega dos donativos, por meio dos contatos: (92) 98404-1860, (92) 98126-5746, (92) 9213-5586 ou pelo e-mail gerencialogisticacema@saude.am.gov.br.
O governo explica, em nota, que o agendamento pode ser feito das 7h às 23h, de domingo a domingo. A entrega de doações na Central poderá ocorrer de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A partir do recebimento na Cema, os materiais serão distribuídos para as unidades de saúde onde houver maior demanda pelos insumos. Demais insumos – doações de materiais de uso permanente, como móveis, colchões, equipamentos, oxímetros e demais aparelhos hospitalares – podem ser entregues à Gerência de Patrimônio da SES-AM (Gepat), que tem galpão anexo à Central de Medicamentos.
Doações de alimentos
As doações também se estendem aos produtos perecíveis, como alimentos prontos, que devem ser entregues diretamente nas unidades de saúde.
O governo ainda informa que todos os materiais doados precisam ter, no ato da entrega, o termo de doação ou nota fiscal de doação para controle e posterior prestação de contas.