Confira lista dos alimentos que mais pesaram no bolso em agosto
Segundo dados do IPCA, que mede a inflação, o mamão teve maior alta de preços em agosto. Além disso, o país registrou 1ª deflação deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O mamão é o alimento que apresentou maior alta em agosto, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, divulgado nesta terça-feira (10/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em agosto, os preços do mamão subiram 17,58%. Segundo dados do IPCA, os seguintes alimentos registraram maior alta no mês:
- Mamão (17,58%);
- Banana-prata (11,37%); e
- Café moído (3,70%).
Preço da batata cai
Por outro lado, a batata inglesa, o tomate e a cebola registraram os maiores recuos nos preços.
Veja os alimentos com redução de preços:
- Batata inglesa (-19,04%);
- Tomate (-16,89%); e
- Cebola (-16,85%).
Para o gerente da pesquisa, André Almeida, o principal fator que contribuiu para a queda nos preços foi uma “maior oferta desses produtos no mercado por conta de um clima mais ameno no meio do ano”. Ele ainda destaca que essa movimentação favorece a produção desses alimentos, com maior ritmo de colheita e intensificação de safra.
Brasil tem primeira deflação do ano
O IPCA mostra que os preços caíram 0,02% em agosto de 2024 — o que representa uma desaceleração de 0,40 ponto percentual (p.p.) em relação ao mês de julho (0,38%). Este é o primeiro resultado negativo desde junho de 2023, quando o índice registrou queda de 0,08%.
O resultado foi levemente melhor do que as expectativas do mercado financeiro, que tinha projetado estabilidade do IPCA (ou seja, um valor de 0%) em agosto.
Com os dados da inflação de agosto, o Brasil tem uma inflação acumulada de 4,24% nos últimos 12 meses. No acumulado do ano, a alta é de 2,85%.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
O próximo resultado da inflação, referente a setembro, será divulgado em 9 de outubro.