metropoles.com

Vídeo: Mamãe Falei e Kataguiri invadem hospital de São Paulo

Os parlamentares informaram que fizeram uma “fiscalização surpresa” na unidade; Governo de São Paulo repudia a ação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
Mamãe Falei e Kim Kataguiri invadem hospital em SP
1 de 1 Mamãe Falei e Kim Kataguiri invadem hospital em SP - Foto: Reprodução/YouTube

São Paulo – Os deputados estaduais Arthur do Val (Patriota), o Mamãe Falei, Ricardo Mellão (Novo) e o deputado federal Kim Kataguiri (Democratas) invadiram, na tarde de sexta-feira (16/4), o Hospital Geral de Guarulhos, na Grande São Paulo, durante uma “fiscalização surpresa”.

Os parlamentares chegaram à unidade, que trata pacientes com Covid-19, por volta das 15h50. Imagens da câmera de segurança captaram a entrada dos políticos, seguidos por assistentes que filmaram a ação em meio a profissionais e pacientes

Assista ao vídeo:

Até sexta, o Hospital de Guarulhos tinha 60 pacientes internados com quadros graves da Covid-19, sendo 27 em enfermaria e 33 em unidade de terapia intensiva (UTI), segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo.

Em nota, a secretaria lamentou a ação e acusou os parlamentares de promover aglomeração na unidade hospitalar. De acordo com a pasta, as autoridades “deveriam ser exemplo e zelar pela segurança de todos.”

“A Secretaria de Estado da Saúde lamenta a postura dos parlamentares que invadiram na tarde desta sexta-feira (16) o Hospital Geral de Guarulhos, colocando em risco pacientes e profissionais de saúde ao promover aglomeração e circular por áreas restritas para atendimento à população, em especial casos graves da Covid-19”, informa, em nota.

Mamãe Falei, Kataguiri e Mellão se defendem

Nas redes sociais, Mamãe Falei se defendeu e disse que fez uma fiscalização no Hospital Geral de Guarulhos, que recebeu emendas do parlamentar.

Em vídeo, o deputado do Patriota declarou que os profissionais “resistiram em algum momento”, mas, depois, acompanharam os deputados. Inclusive, garante que o diretor-geral da unidade de saúde acompanhou a fiscalização.

Mamãe Falei acrescentou que não visitou leitos para tratamento da Covid-19.“Em nenhum momento, quero deixar bem claro, usamos de grosseria ou violência. A gente simplesmente pediu a permissão para entrar, falaram ‘para segurar um pouquinho’. A gente não pode esperar, viemos fazer uma fiscalização surpresa.”

O deputado Kim Kataguiri alegou que a Secretaria da Saúde mentiu sobre a ação. “É bizarro que, no meio de uma pandemia, a pasta dedique seu tempo para espalhar mentiras na internet.”

Já Ricardo Mellão disse que “em nenhum momento” teve a intenção de invadir a ala de Covid. “Minha agenda era voltada ao acompanhamento de projetos importantes no combate à Covid-19 e segui, junto a outros parlamentares, para uma visita de fiscalização acompanhada pelos profissionais locais”, afirmou.

“A visita se restringiu a conferir o prontuário de presença dos médicos, o atendimento à população e os itens do almoxarifado. Tenho como rotina de trabalho como deputado fiscalizar equipamentos públicos, como já fiz em diversas ocasiões. Entendo que visitas surpresa geram desconforto, peço desculpas pelo mal-entendido, faço um elogio ao trabalho dos profissionais do hospital e lamento a forma como o episódio foi tratado pela Secretaria da Saúde”, concluiu Mellão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?