Maksoud hospedou Frank Sinatra, Almodóvar, Kurt Cobain e outros ícones
Espaço está em recuperação judicial desde setembro de 2020. Fechamento foi anunciado nas redes sociais nesta terça-feira (7/12)
atualizado
Compartilhar notícia
Após 42 anos, o tradicional hotel Maksoud Plaza, na região central de São Paulo, anunciou nesta terça-feira (7/12) o encerramento das atividades. Administrada pela HM Hotéis e controlada pela holding Hidroservice Engenharia, a hospedagem passa por um processo de recuperação judicial, com dívidas de mais de R$ 100 milhões, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19.
O comunicado oficial foi divulgado nas redes sociais. “A HM Hotéis prosseguirá no segmento de hospitalidade utilizando a marca Maksoud Plaza. Em breve, a empresa anunciará novidades sobre esses projetos e espera contar novamente com a sua presença e confiança nestes novos empreendimentos”, diz a postagem.
“A Hidroservice Engenharia, a HM Hotéis e o Maksoud Plaza agradecem aos colaboradores, parceiros, fornecedores e em especial a você, nosso cliente, que compõe o grupo de mais de 3 milhões de hóspedes que ajudaram a construir a história do hotel e da cidade de São Paulo”, continuou.
Ver essa foto no Instagram
Fundado em 1979, o hotel Maksoud Plaza foi considerado o primeiro “cinco estrelas” da capital paulista e se tornou referência quando o assunto é luxo e sofisticação. Isso atraiu famosos e nomes importantes da música e da política internacional.
Uma das primeiras celebridades a desfrutar dos serviços foi o cantor e compositor Frank Sinatra, que fez quatro apresentações no Grande Salão Nobre do hotel nos anos 1980. Figuras icônicas como Bobby Short e Alberta Hunter, do jazz, e Julio Iglesias, da música romântica, Kurt Cobain, do Nirvana, foram recebidos no local e se apresentaram no 150 Night Club, boate e clube do gênero, no Maksoud.
Ícones da música brasileira também performaram no hotel: Tom Jobim, Dorival Caymmi, Clara Nunes, Cauby Peixoto, Jair Rodrigues, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Jorge Ben Jor e Tim Maia.
Nos anos 1990, ainda no ramo cultural, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar se hospedaram no hotel, além do ator Omar Sharif, protagonista do filme Doutor Jivago (1965) e do diretor Quentin Tarantino.
No campo político, o Maksoud Plaza recebeu personalidades como a ex-primeira-ministra da Inglaterra Margaret Thatcher e os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco.
O hotel também tinha um bar próprio, o Frank Bar, inaugurado em 2015. O estabelecimento entrou para a lista dos melhores bares do mundo, segundo a World’s 50 Best Bars.