metropoles.com

Mais uma baixa: presidente da Apex é demitido após disputa de poder

Mario Vilalva é o segundo chefe do órgão a ser demitido durante o governo Bolsonaro. Briga entre militares e Ernesto Araújo inflamam crise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/redes sociais
Mario Vilalva (1)
1 de 1 Mario Vilalva (1) - Foto: Reprodução/redes sociais

O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, demitiu o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Mário Vilalva. Ele é o segundo chefe da entidade a cair durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que completa três meses no Palácio do Planalto na próxima quarta-feira (10/4). O governo ainda não anunciou o substituto.

Segundo o Palácio do Itamaraty, a mudança nada tem haver com a crise na Apex. “Como parte do processo de dinamização e modernização do sistema de promoção comercial brasileiro, o Ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo, anuncia a exoneração do Embaixador Mario Vilalva da presidência da Apex”, explicou, em nota.

Araújo agradeceu os quase três meses de trabalho de Vilalva. “O Ministro das Relações Exteriores agradece a colaboração que o embaixador Mario Vilalva prestou à frente daquela Agência nos meses iniciais da atual gestão”, conclui o texto.

Nesta terça-feira (9/4), Vilalva classificou como “golpe” a mudança no estatuto da agência feita por Ernesto Araújo. A diretriz retirava poderes do presidente da agência e empoderava dois apadrinhados do ministro.

Portas de controle
A disputa de poder entre os executivos levou à instalação de portas de controle que impedem até a entrada de Vilalva na ala onde estão os diretores de Gestão Corporativa, Márcio Coimbra, e de Negócios, Letícia Catelani.

O presidente disse que foi surpreendido com a medida e vai pedir explicação aos dois diretores. Recentemente, Vilalva, ligado ao grupo dos militares do governo, publicou uma portaria para diminuir o poder e as atribuições de Coimbra e Catelani, que mantêm relação próxima com Ernesto Araújo.

Antes de Vilalva, Alex Carreiro foi demitido da presidência da Apex depois de bater de frente com o ministro Ernesto Araújo. Ele não durou uma semana no cargo. Inflamou a crise, o desligamento de funcionários comissionados da Apex e a convocação de aprovados no concurso realizado em dezembro de 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?