metropoles.com

Conselho investiga procuradores por ataques ao STF e a Rodrigo Maia

Diogo Castor de Mattos, da Lava Jato, criticou decisões do STF; procuradora do Trabalho responderá por ofensa ao presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
diogo-Castor-de-mattos
1 de 1 diogo-Castor-de-mattos - Foto: Reprodução/Facebook

Mais um  procurador da força-tarefa Lava Jato virou alvo de investigação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nesta terça-feira (13/08/2019), o órgão abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) contra Diogo Castor de Mattos.

O procurador foi representado no CNMP depois de publicar artigos na imprensa criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu a competência da Justiça Eleitoral para investigar crimes cometidos ao mesmo tempo que o caixa dois eleitoral.

Segundo a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, “a liberdade de expressão tem limites e é preciso investigar se houve excessos” por parte de Diogo em suas críticas.

A representação foi feita pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, após o procurador afirmar que a corte estaria preparando um “golpe” e que a Justiça Eleitoral, “historicamente, não condena ou manda ninguém para prisão”.

Na sessão desta terça, o conselheiro Marcelo Weitzel apresentou voto-vista referendando a abertura do procedimento. “Aparentemente comporta interpretação de manifestação de forma pejorativa ao entendimento aplicado pela 2ª turma do STF acerca da competência da Justiça Eleitoral”, destacou.

Em sessão anterior, o relator, corregedor Orlando Rochadel, votou pela abertura do PAD. “Castor teria se referido de forma depreciativa aos ministros, referindo se a eles como ‘turma do abafa’ e o procurador criticou a Justiça Eleitoral, pontuando que magistrados que a compõem têm provimento por indicação política”, justificou.

Dallagnol no centro da crise
O CNMP também deu continuidade a tramitação do processo administrativo disciplinar contra o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol. A representação também é de Dias Toffoli. A reclamação do senador Renan Calheiros (MDB-AL), porém, foi retirada de pauta.

O CNMP é o órgão responsável pela fiscalização disciplinar de promotores e procuradores de todo o país. O conselho é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e entidades da sociedade civil.

Nesta terça-feira, o corregedor do CNMP, Orlando Rochadel, informou que Dallagnol enfrenta 12 pedidos de processo administrativo disciplinar (PADs).

Ofensas a Rodrigo Maia

O Plenário do CNMP também referendou, por unanimidade, a instauração de processo administrativo disciplinar para apurar a conduta da procuradora do Trabalho no Paraná Margaret Matos.

De acordo com reclamação disciplinar instaurada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público, no dia 26 de abril, a procuradora do Trabalho, por meio de sua conta na rede social Instagram, “deixou de guardar decoro pessoal, de manter conduta pública ilibada, de zelar pelo prestígio da Justiça e pela dignidade de suas funções”, ao publicar manifestação com conteúdo ofensivo ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), insinuando a solicitação de vantagem ilícita por Maia em decorrência do exercício funcional.

O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel (foto), afirmou que “assim agindo, Margareth Matos fez uso abusivo do direito à liberdade de expressão, ofendendo a honra e a imagem do mencionado agente político, presidente da Câmara dos Deputados, indiretamente também maculando a honra daquela Casa Legislativa”.

Em tese, a procuradora do Trabalho está incursa no artigo 236, X, da LC n. 75/1993, podendo receber a sanção disciplinar de censura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?