metropoles.com

Mais Médicos será relançado com foco em profissionais brasileiros

Reestruturado, novo programa se chamará Mais Saúde para o Brasil. Antiga versão contratava médicos estrangeiros, principalmente cubanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Foto colorida de médico atendendendo pelo programa Mais Médicos
1 de 1 Foto colorida de médico atendendendo pelo programa Mais Médicos - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo federal deve relançar, na próxima segunda-feira (20/3), o programa Mais Médicos, que atua na fixação de profissionais em áreas carentes do país. A nova versão do programa se chamará Mais Saúde para o Brasil.

A cerimônia de relançamento foi informada pelo próprio Palácio do Planalto nessa sexta-feira (17/3). Neste sábado (18/3), o ministro da Secretaria de Comunicação Especial da Presidência, Paulo Pimenta, comentou a nova estrutura do programa.

Segundo ele, o Mais Saúde para o Brasil priorizará médicos brasileiros. A antiga versão do programa contratava médicos estrangeiros, principalmente cubanos.

Nas redes sociais, Paulo Pimenta ainda disse que a estrutura do programa será ampliada para também incluir profissionais como cirurgião dentista, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes de saúde.

Médicos pelo Brasil

O Mais Médicos foi criado em julho de 2013 pelo governo federal, no mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), para fixar profissionais em regiões mal atendidas. O programa tinha parceria com o governo de Cuba para contratação de médicos daquele país.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou o programa Médicos Pelo Brasil, em substituição ao projeto petista.

Houve duas principais diferenças entre as duas iniciativas: a remuneração, que, antes, era uma bolsa de R$ 11 mil e com Bolsonaro podia chegar a um salário de até R$ 31 mil mensais; e a formação obrigatória dos profissionais selecionados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?