Com MG e SP, quatro estados anunciam nova redução no ICMS do etanol
O ICMS dos combustíveis havia sido reduzido para um teto de 18% há duas semanas, mas alguns estados anunciaram novos cortes
atualizado
Compartilhar notícia
O etanol, que havia ficado menos atrativo no país com a diminuição no ICMS da gasolina, teve novas reduções em sua tarifa anunciadas por dois estados brasileiros nesta segunda-feira (18/7). Os combustíveis já haviam tido seus preços reduzidos por uma rodada de cortes de ICMS no final de junho, com a adoção do teto de 18%.
São Paulo foi o último a informar uma nova redução do ICMS do etanol, de 13,3% para 9,57%, o que deve ter um impacto médio de R$ 0,17 a cada litro, prevê o governo estadual. Veja postagem do governador paulista:
Bom dia e boa semana. A alíquota do ICMS do etanol em São Paulo caiu de 13.3% para 9.57%. Essa ação deve reduzir o valor na bomba em 17 centavos. Fiquem de olho e acionem o @proconspoficial se o valor não cair.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) July 18, 2022
Em Minas Gerais, o imposto foi reduzido de 16% para 9%, como anunciou o governador Romeu Zema (Novo):
O ICMS do etanol em Minas passará de 16% pra 9%, a partir de hoje. Além de seguir aliviando o bolso dos mineiros, a redução do imposto manterá a competitividade do biocombustível, importante gerador de empregos em nosso Estado.
#GovernoPresente— Romeu Zema (@RomeuZema) July 18, 2022
Na última semana, Goiás havia reduzido o ICMS do etanol de 17% para 14,17% e o Paraná de 18% para 12%.
No DF, só houve uma rodada de redução do ICMS, há duas semanas, quando o índice do álcool e da gasolina passou de 27% para 18%.
Quando vale a pena trocar gasolina por etanol
O etanol rende 30% a menos que a gasolina. Para saber se vale a pena trocar a gasolina pelo álcool é só dividr o preço do etanol pelo da gasolina. Se der menos que 0,7, vale a pena. Se der mais de 0,7, não vale.