Mais de 90% das cidades aplicam dose de reforço contra Covid no país
Ao todo, 1.762 municípios confirmaram estar administrando a chamada “terceira dose” em idosos
atualizado
Compartilhar notícia
Nove meses após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, 95% das cidades consultadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) já aplicam a dose de reforço.
Ao todo, 1.762 cidades confirmaram estar administrando a chamada “terceira dose” em idosos que já completaram o esquema vacinal tradicional. As informações foram divulgadas na tarde desta sexta-feira (22/10).
O número de municípios nessa fase da campanha deve aumentar nos próximos dias. Segundo a pesquisa, 70 gestores informaram que estão com a etapa organizada.
Em 24 de setembro, há pouco menos de dois meses, somente 60% das cidades aplicavam a dose de reforço – 1.466 municípios.
O Ministério da Saúde anunciou em agosto reforço na imunização contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos.
A pesquisa é realizada pela própria CNM, por meio de seu call center, que tem contato com os gestores municipais de todo o país. Ao todo, o levantamento ouviu 1.855 gestores municipais entre os dias 18 e 21 de outubro.
Panorama da vacinação
Desde o início da campanha de imunização, em 17 de janeiro, o Ministério da Saúde distribuiu 320 milhões de unidades de vacinas. Desse total, 266 milhões foram aplicadas entre primeira, segunda e única dose.
Ao todo, o país registrou 21,7 milhões de adoecimentos por Covid-19, sendo que 605 mil pessoas morreram vítimas de complicações da enfermidade.