metropoles.com

Mais de 8 mil pessoas esperam no SUS pela mesma cirurgia de Lula no quadril

No total, são 8.348 pacientes pacientes à espera de seis tipos de artroplastia de quadril, cirurgia a qual o presidente Lula fará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de Lula olhando relógio
1 de 1 Imagem colorida de Lula olhando relógio - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Mais de 8 mil pessoas aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) pela mesma cirurgia de quadril pela qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser submetido.

Os dados de um relatório do Ministério da Saúde (MS) foram compilados pela Folha de S.Paulo e analisados junto às informações repassadas por 16 estados. Eles revelam que, no total, são 8.348 pacientes pacientes à espera de seis tipos de artroplastia de quadril.

As unidades federativas em questão são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Confira o top 3 dos estados que lideram as cirurgias de quadril:

  1. Rio Grande do Sul – 3.684 pacientes;
  2. Goiás – 2.520;
  3. Espirito Santo – 564;

No caso de São Paulo e Rio de Janeiro, os dados fornecidos pelas regiões não batem com os apurados pela Folha. Procuradas, ambas pastas afirmaram que o conflito de números oficiais (428, no caso de São Paulo, e 42, no Rio de Janeiro) com os fornecidos por hospitais regionais ocorre principalmente em detrimento da “descentralização dos serviços”.

A justificativa do Ministério da Saúde, no entanto, é que, no caso do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) não aparece na lista estadual porque o serviço é federal e tem a própria fila.

Entenda

O presidente Lula deve ser submetido, nos próximos meses, a uma artroplastia de quadril – cirurgia que substitui a articulação da região por uma prótese, total ou parcialmente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?