Mais de 50 raias e tubarões mortos surgem na praia em Peruíbe (SP)
O mau cheiro chamou a atenção de indígenas, que identificaram o local onde estavam os animais e solicitaram a remoção das carcaças
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Indígenas da Aldeia Tapirema, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, encontraram dezenas de raias e tubarões mortos numa mata, entre a reserva e o mar. O mau cheiro chamou a atenção dos membros da aldeia, que identificaram o local onde estavam os animais e solicitaram a remoção das carcaças às autoridades ambientais.
Ao G1, o cacique da aldeia, Awa Tenondegua, contou que seguiu o costume habitual e enviou um guerreiro para observar a praia pela manhã e, neste trajeto, as raias mortas foram localizadas. “Muito triste”, desabafa.
Ao todo foram encontradas 55 raias e três filhotes de tubarão martelo mortos. O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Peruíbe, Eduardo Ribas, esteve no local e contou que busca o motivo de os animais terem surgido na região. Segundo ele, não há indício de que tenham encalhado naturalmente, uma vez que o local onde estavam é distante da orla.
Responsável pelo resgate, o Instituto Biopesca também apura a situação, além da Polícia Ambiental, que busca os responsáveis pelas mortes. Um relatório técnico deve ser elaborado pela equipe de biólogos nos próximos dias.