Mais de 10 estados estão em alerta para chuvas e tempestades nesta 4ª
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” para tempestade e chuvas intensas
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma intensa onda de calor, o Brasil está sendo afetado por uma frente fria que mudou o clima de quase todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” para tempestades e chuvas intensas em 10 estados do Brasil, além do Distrito Federal, para esta quarta-feira (9/10).
De acordo com o Inmet, foi emitido um alerta laranja, de “perigo”, para tempestade que atingirá partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é de chuva de até 100 mm por dia, ventos intensos e queda de granizo. Mato Grosso do Sul também deve enfrentar chuvas intensas.
O Instituto tem um alerta de “perigo potencial” de tempestades nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal. Outras partes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná também serão afetados pelo alerta, que indica chuvas até 50 mm por dia, além de ventos e queda de granizo.
Chuva e calor
Nesta quarta, a previsão do tempo para as capitais do Nordeste é de muitas chuvas, porém, com temperaturas acima dos 30°C. Já nas demais capitais do Brasil, o Inmet prevê pancadas de chuva, muitas nuvens e, em alguns casos, trovoadas.
No Rio e em São Paulo, as máximas são de 30°C e 24°C, respectivamente. Já as mínimas ficarão em 19°C e 17°C. No Nordeste e no Centro-Oeste, a perspectiva é que as temperaturas ultrapassem 30°C. Já no Sul, as mínimas podem atingir 14°C.