Maioria dos inscritos para o CNU é de mulheres e jovens
As mulheres são 56,2% dos inscritos para o concurso que oferta 6.640 vagas. Pessoas com idade entre 20 e 44 anos formam 80,3% dos candidatos
atualizado
Compartilhar notícia
Com mais de 2 milhões de inscritos, o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, tem a maioria dos candidatos formada por mulheres e por jovens. Entre os interessados nas 6.640 vagas ofertadas, 56,2% declararam ser do sexo feminino. Além disso, 80,3% dos inscritos são pessoas com idade entre 20 e 44 anos, faixa etária que representa 38,72% da população brasileira.
Ou seja, jovens e adultos são os grupos mais interessados em integrar os quadros federais. A maior parcela é de jovens entre 25 e 34 anos: 821.523 inscritos. As mulheres também são maioria nessa faixa etária (56,3%), sendo que, no perfil geral, alcançam 56,2%.
Entre os inscritos, 415.496 solicitaram cotas raciais. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o CNU também contará com a participação de 10.394 indígenas e 43.926 pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e outros candidatos que tenham indicado limitações funcionais e necessidade de adaptações para realização das provas.
O “Enem dos Concursos” será aplicado neste domingo (18/8) para 2,1 milhões de pessoas em 228 municípios distribuídos por todo o Brasil. Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas o governo federal decidiu remarcar o Concurso Nacional Unificado devido aos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.
Modelo
O Concurso Nacional Unificado trata-se de um modelo de realização conjunta de concursos públicos, aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta.
A aplicação do CNU será dividida em dois momentos na mesma data:
- provas objetivas, com matriz comum a todos os candidatos; e
- provas específicas e dissertativas, por blocos temáticos.
De acordo com o MGI, o objetivo da proposta é “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame”.
Aplicação das provas
O Concurso Unificado terá 3.647 locais de aplicação e 72.041 salas. O exame será aplicado em dois turnos neste domingo: pela manhã e à tarde (confira mais detalhes abaixo). O governo vai aplicar as mesmas provas do CNU recolhidas após a tragédia socioambiental no RS.
Manhã
A prova deverá ser feita entre as 9h e as 11h30. Confira o tipo de questões:
- Blocos 1 a 7 (ensino superior): 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico
- Bloco 8 (ensino médio): 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e redação
Tarde
A prova deverá ser concluída entre as 14h30 e as 18h. Confira o tipo de questões:
- Blocos 1 a 7 (ensino superior): 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, com provas diferentes para cada bloco temático
- Bloco 8 (ensino médio): 40 questões objetivas
Veja aqui tudo o que você precisa saber para a realização das provas.