metropoles.com

Maioria acha Bolsonaro desonesto, autoritário e pouco inteligente, diz Datafolha

Pesquisa mostra que percepção da população em relação ao presidente piorou; ele também foi considerado falso, incompetente e despreparado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR – 30/06/2021
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: Isac Nóbrega/PR – 30/06/2021

São Paulo – Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8/7) mostra que a maioria dos brasileiros acha o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente.

O Datafolha vem perguntando à população a percepção em relação ao mandatário. Antes das atuais denúncias de corrupção no Ministério da Saúde, em junho de 2020, por exemplo, 38% o viam como desonesto. O índice cresceu e hoje é de 52%.

O presidente também já foi considerado mais sincero pela população. Em abril de 2019, 59% o viam como sincero. O percentual caiu para 39%. Agora, 55% o consideram falso – em 2019, eram 35%.

O índice dos que consideram Bolsonaro pouco inteligente também cresceu. Era de 39% em 2019 e hoje chega a 55%. Em 2020, os que o consideravam incompetente já eram maioria, com 52%. O indicador, porém, continuou a crescer e está em 58%.

Em abril de 2019, a maioria também já tinha a percepção de que o presidente era autoritário (57%) e incompetente (52%). Segundo a nova sondagem, houve um salto de nove pontos percentuais no quesito autoritarismo, para 66%, e de seis pontos na incompetência, alcançando 58%.

No mesmo período, em relação ao despreparo, o indicador foi de 44% para 62%. Já sobre a desonestidade foi de 40% para 52%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

No Twitter, a pesquisa com tantos adjetivos ressuscitou o meme “chocha, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente”, que nasceu do documento da defesa do ex-presidente Michel Temer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que usou essas palavras para classificar a acusação de corrupção passiva no caso JBS.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?