metropoles.com

Maior São João do mundo, segundo o Guinness, enche Caruaru de turistas

Município pernambucano oferece mais de 400 atrações artísticas e culturais a quem vai conhecer suas festas juninas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Janaína Pepeu
Caruaru-1
1 de 1 Caruaru-1 - Foto: Divulgação/Janaína Pepeu

Quem conhece o Nordeste brasileiro sabe que a maior festa popular da região é o São João, comemorado oficialmente no dia 24 de junho. Mas a cidade de Caruaru, distante 130 quilômetros da capital de Pernambuco, Recife, leva o título de Maior São João do Mundo, reconhecido pelo Guiness Book de recordes, muito a sério.

Na prática, o ciclo junino local começou no dia 18 de maio, mas a abertura oficial aconteceu no dia 1º de junho. Durante o primeiro final de semana do mês, circularam pela cidade quase 200 mil pessoas. Pouco menos da metade da população do município, que é de 356 mil habitantes.

Os turistas foram ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, palco da abertura oficial dos festejos, para assistir aos shows da Orquestra de Pífanos de Caruaru & Maestro Mozart Vieira, da cantora Elba Ramalho e do vaqueiro Mano Walter.

As atrações escolhidas buscam contemplar a diversidade cultural não só da região, mas de todo o Brasil. Haverá shows de nomes como Alceu Valença, Marília Mendonça, Alok e Petrúcio Amorim. Em Caruaru, o ciclo junino encerra no dia 14 de julho, quanto acontece a última das comidas gigantes, outra tradição na cidade.

E tão grandes quando a força da tradição junina são os números que ela movimenta: estima-se que mais de 2 milhões de pessoas sejam atraídas pela festa e prestigiem as mais de 400 atrações artísticas e culturais, provocando uma ocupação de 100% da rede hoteleira local, principalmente nos finais de semana.

Investimentos
No total, estão sendo investidos por volta de R$ 14 milhões na realização da festa, que espera movimentar mais de R$ 200 milhões durante os quase dois meses em que será realizada. O incremento na economia é maior do que todo o período natalino.

“O ciclo junino é muito importante para os nordestinos. As pessoas se preparam pra festa, que no caso de Caruaru, começou ainda no mês de maio e se estenderá até julho, que é quando acontece a última comida gigante”, diz a prefeita Raquel Lyra.

“No nosso município, o São João, do ponto de vista econômico, é mais importante do que o Natal. Mesmo em meio à crise econômica pela qual o país passa, pretendemos repetir esse cenário com muita alegria e hospitalidade, que é a marca registrada do nosso povo”, encerra.

Confira imagens:

3 imagens
1 de 3

Divulgação/Arnaldo Félix
2 de 3

Divulgação/Janaína Pepeu
3 de 3

Divulgação/Arnaldo Félix

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?