Maior morcego das Américas é fotografado em caverna do Amapá
Animal da espécie Vampyrum spectrum pode atingir até um metro de envergadura. Pesquisadores dizem que espécie é importante para agricultura
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores fotografaram um morcego carnívoro da espécie “Vampyrum spectrum”, que é considerado o maior das Américas, em uma caverna no município de Tartarugalzinho, no Amapá. O animal pode atingir até um metro de envergadura.
O registro é resultado de uma pesquisa que tem o apoio da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav). As informações são do G1.
Os pesquisadores trabalham para visitar cavernas do Amapá levantando populações de morcegos e estudar meios pelos quais as espécies desta natureza tentam se proteger.
O desenvolvimento de meios de proteção para os morcegos é relevante não só para estes animais, mas para o bioma Amazônia.
Membro do grupo de pesquisa, William Douglas Carvalho afirma que os morcegos também têm atuação importante para o Cerrado do Amapá, podendo, inclusive, contribuir para uma produção mais sustentável nestes territórios.
“Os resultados de nosso projeto terão um impacto direto na conservação da biodiversidade das savanas do Amapá, ajudando a identificar caminhos colaborativos através dos quais cientistas da conservação, comunidades locais e o setor produtivo possam trabalhar em conjunto para beneficiar a biodiversidade”, detalhou o pesquisador.