Maior cachoeira de GO está no caminho do fogo na Chapada dos Veadeiros
Incêndio iniciado esta semana desceu da serra no sentido da reserva onde se localiza a queda d’água do Label e um complexo turístico
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Considerada a maior queda d´água de Goiás, com 187 metros, a Cachoeira do Label está na rota do incêndio que atinge uma área da Chapada dos Veadeiros em São João D’Aliança. O fogo voltou a se movimentar na manhã desta quarta-feira (14/7), depois de ficar controlado em áreas altas do relevo durante a madrugada.
De acordo com integrantes da Rede Contra Fogo, organização de brigadistas voluntários, as chamas de fato seguem na direção da Cachoeira do Label.
“Eu não posso afirmar que o fogo vai chegar na cachoeira, mas ele está descendo a serra em direção à reserva onde fica essa cachoeira. Então, se a gente não entra para combater, a probabilidade é que sim (chegue na cachoeira)”, afirma a brigadista Giselle Cavati.
O Complexo Cachoeiras Veadeiros também está na direção do incêndio. A administração do local realizou aceiros para impedir a propagação do fogo. O ponto turístico chegou a ser fechado na terça-feira (13/7) por precaução. O complexo não abre às quartas.
Combate
Integrantes do Corpo de Bombeiros e da Rede Contra Fogo vão continuar a combater o incêndio na tarde desta quarta. Segundo a organização, mais de 400 hectares de cerrado já foram queimados, desde o início do fogo, na segunda-feira (12/7).
O local do incêndio é extremamente íngreme e com muitas pedras, o que dificulta o acesso dos bombeiros e brigadistas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Participam do combate ao fogo dois bombeiros especializados, brigadistas e ainda há apoio de moradores.
As chamas atingiram a área de preservação privada na Serra do Paranã e os arredores da ecovila Condomínio Habitat. A principal parte do combate ao incêndio desde segunda foi preservar as casas e redes elétricas.
A falta de chuva e o tempo seco favorecem a propagação de incêndios. Nesta semana, um incêndio foi controlado depois de atingir ao menos 21% da área do Parque Nacional das Emas, também em Goiás.
Em outubro de 2017, um incêndio de grandes proporções consumiu mais de 14% da área da Chapada dos Veadeiros, o equivalente a cerca de 35 mil hectares de área verde.